China domina vendas de carros elétricos e híbridos na Europa

Crescimento das montadoras chinesas com foco em EVs acelera a transição energética e muda o cenário europeu em 2025

BYD Seal U
Montadoras chinesas, como a BYD, registram crescimento expressivo na Europa (Foto: BYD | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 28/07/2025 às 10h00

Mesmo com os carros novos na Europa terem registrado queda de 4,4% em julho e 0,3% no primeiro semestre de 2025, os dados que realmente chamam atenção são o crescimento das montadoras chinesas no mercado europeu. De acordo com os números revelados pela Jato, as marcas da China avançam rapidamente e ultrapassam algumas fabricantes locais.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Avanço das marcas chinesas

Apesar de ainda não ultrapassarem as marcas mais convencionais em números absolutos, a taxa de crescimento dessas montadoras foi de 91% nas vendas do primeiro semestre de 2025, o que corresponde a um total de 347.100 unidades vendidas. Essa alta coloca a China como um dos maiores vendedores na Europa, acima de marcas como Ford e Mercedes.

Euro H1 sales Jato 00001 1536x919
Foto: Jato | Reprodução

Dentre as marcas da China, a BYD é líder desse movimento de crescimento. A marca de carros elétricos e híbridos vendeu mais de 41.300 unidades, o que a deixa no ranking das marcas de EVs mais registradas no continente europeu. Além disso, a chinesa se encontra acima de marcas como a Cupra, que vendeu 37.400 unidades, e a Ford, que vendeu 35.200 unidades.

Euro H1 sales Jato 00002 1536x920
Foto: Jato | Reprodução

Híbridos também ganharam espaço

Não apenas os 100% elétricos ganharam destaque, os modelos híbridos plug-in (PHEVs) da BYD, Jaecoo e Omoda também se destacaram em vendas.

O BYD Seal U empatou com o VW Tiguan na disputa pelo título de PHEV mais vendido na Europa no mês de junho. Isso demonstra como as ofertas chinesas estão agradando diferentes perfis de consumidores no continente europeu.

Desempenho de outras marcas

Mesmo com o protagonismo chinês, outras montadoras também tiveram um bom desempenho no semestre:

  • Renault cresceu 6%;
  • Ford cresceu 6%;
  • BMW cresceu 4%;
  • Grupo VW cresceu 3%.

No entanto, algumas marcas registraram um desempenho negativo:

  •  Tesla teve uma queda de 33%;
  • Stellantis teve uma queda de 9%.

Mesmo com a queda de desempenho da Tesla, o mercado de EVs cresceu 25% no semestre; foram mais de 1,2 milhão de unidades registradas no continente. Isso fez com que esse fosse o semestre mais forte da história para carros elétricos em solo europeu.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário