Cientistas chineses conseguiram criar combustível sintético a partir do ar
Os cientistas chineses publicaram um estudo no Nature Communications, periódico científico, explicando como criaram o combustível sintético
Os cientistas chineses publicaram um estudo no Nature Communications, periódico científico, explicando como criaram o combustível sintético
Cientistas chineses (sempre eles) descobriram uma possibilidade de criar e-combustíveis (combustível sintético) a partir de mudanças na temperatura ambiente. Um artigo publicado no periódico científico Nature Communications mostrou que, através de nanoplacas geradoras de energia após mudanças climáticas, é possível remover o CO2 da atmosfera.
Além dessa possibilidade, os cientistas chineses acreditam que seja possível gerar combustíveis, como a gasolina sintética, através das nanoplacas inteligentes.
VEJA TAMBÉM:
O texto explica que a eletricidade é gerada pelas nanoplacas após o processo de mudança da temperatura ambiente ao longo de um dia. A energia é usada para misturar o dióxido de carbono com o ar da água, assim, produzindo o metanol.
A transformação do metanol em gasolina através de sua extração a nível molecular e é ecologicamente correto, já que remove o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Desse modo, a queima gera menor poluição do ar, menos emissões de gases danosos e maior desempenho.
Um dos problemas da ideia de produzir metanol a partir da hidrogenação do dióxido de carbono são as altas temperaturas exigidas pelo processo: cerca de 400-500 Fahrenheit (aproximadamente 205-250 ºC). Como consume muita energia, esse processo torna-se caro.
A tecnologia usada nas nanoplacas 2D são tungstato de bismuto perovskita (óxido de cálcio e titânio, CaTiO3) , que é um mineral bastante raro de se encontrar na Terra.
De acordo com o estudo dos cientistas chineses publicado no periódico Nature Communications, “o rendimento de metanol pode chegar a 55,0 μmol⋅g − 1 depois de experimentar 20 ciclos de variação de temperatura. Esta rota de redução de CO2 catalítica piroelétrica eficiente, econômica e ecologicamente correta fornece uma avenida para utilizar a variação de temperatura diurna natural para futura economia de metanol.”
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os alemães já faziam isso na segunda guerra.