Cidade do Brasil já testa radar contra bicicletas e scooters elétricas

O município de Itapema testa um novo radar para coibir o excesso de velocidade e fiscalizar bicicletas elétricas e scooters

Santa Catarina já testa radar contra bicicletas e scooters elétricas(1)
O radar está sendo testado para garantir o cumprimento do limite de velocidade (Foto: Detrami | Reprodução)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 01/10/2025 às 14h00

Nem bicicletas elétricas e scooters escapam da fiscalização: um novo radar móvel, ideal para os chamados veículos autopropelidos, já está em teste no Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A estreia do radar ocorre na cidade de Itapema, em Santa Catarina, onde o departamento de trânsito local testa o equipamento junto à Guarda Civil.

A pistola funciona emitindo um laser, que detecta velocidades até 320 km/h. Mas os veículos autopropelidos — como as bikes e scooters elétricas são chamados no CTB — só podem trafegar a 10% disso.

VEJA TAMBÉM:

Os veículos autopropelidos podem chegar até 32 km/h, que é o limite máximo permitido pela legislação. A Lei passa a enquadrar aqueles que ultrapassam essa velocidade como ciclomotores e os sujeita a algumas obrigações:

  • Emplacamento obrigatório;
  • Instalação de retrovisores e sinalização;
  • Uso de capacete;
  • Cumprimento de todas as normas que valem para motocicletas.

O problema é que a maioria dos usuários não respeita essas regras. E é justamente isso que acaba por gerar os grandes riscos de sinistros e insegurança no trânsito urbano.

Santa Catarina já testa radar contra bicicletas e scooters elétricas (2)
Foto: Detrami | Reprodução

A tecnologia usada e o impacto esperado

O radar usado nos testes já é utilizado pela PFR e por polícias estaduais em outros pontos do país, fiscalizando veículos maiores. Ele se destaca por sua alta precisão na medição da velocidade, além da capacidade de registrar imagens e vídeos.

Caso a prefeitura aprove o radar, a expectativa é que ele ajude a reduzir o excesso de velocidade e tornar as ruas de Itapema mais seguras. Além disso, a prefeitura destacou que a conscientização dos cidadãos será sempre uma parte essencial do processo, em conjunto com a fiscalização tecnológica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário