O município de Itapema testa um novo radar para coibir o excesso de velocidade e fiscalizar bicicletas elétricas e scooters
Nem bicicletas elétricas e scooters escapam da fiscalização: um novo radar móvel, ideal para os chamados veículos autopropelidos, já está em teste no Brasil.
A estreia do radar ocorre na cidade de Itapema, em Santa Catarina, onde o departamento de trânsito local testa o equipamento junto à Guarda Civil.
A pistola funciona emitindo um laser, que detecta velocidades até 320 km/h. Mas os veículos autopropelidos — como as bikes e scooters elétricas são chamados no CTB — só podem trafegar a 10% disso.
VEJA TAMBÉM:
Os veículos autopropelidos podem chegar até 32 km/h, que é o limite máximo permitido pela legislação. A Lei passa a enquadrar aqueles que ultrapassam essa velocidade como ciclomotores e os sujeita a algumas obrigações:
O problema é que a maioria dos usuários não respeita essas regras. E é justamente isso que acaba por gerar os grandes riscos de sinistros e insegurança no trânsito urbano.
O radar usado nos testes já é utilizado pela PFR e por polícias estaduais em outros pontos do país, fiscalizando veículos maiores. Ele se destaca por sua alta precisão na medição da velocidade, além da capacidade de registrar imagens e vídeos.
Caso a prefeitura aprove o radar, a expectativa é que ele ajude a reduzir o excesso de velocidade e tornar as ruas de Itapema mais seguras. Além disso, a prefeitura destacou que a conscientização dos cidadãos será sempre uma parte essencial do processo, em conjunto com a fiscalização tecnológica.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |