Cientistas encontram solução ‘no esgoto’ para baterias de carro elétrico mais baratas

Descoberta da Universidade de Córdoba usa lodo de resíduo urbano para produzir carvão ativado, barateando a produção de baterias de lítio-enxofre

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Da sujeira à inovação, cientistas convertem lodo de esgoto em material-chave e sustentável (Foto: Autopapo | Tom Schuenk)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 26/11/2025 às 06h00

A produção de baterias para veículos elétricos ainda depende de elementos como o lítio e o cobalto, cuja extração é cara e complexa. Diante desse desafio, pesquisadores da Universidade de Córdoba, na Espanha, trouxeram uma descoberta promissora: um método para fabricar carvão ativado a partir de lodo de esgoto. Este resíduo, abundante e de difícil descarte, torna-se, assim, uma matéria-prima estratégica para a próxima geração de baterias.

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A iniciativa visa baratear drasticamente a produção de baterias de lítio-enxofre. Essa tecnologia é cotada para triplicar a capacidade de armazenamento das baterias atuais de íon-lítio, acelerando a transição para uma mobilidade mais sustentável.

De resíduo urbano a baterias

O projeto, conduzido pelo Instituto Químico de Energia e Meio Ambiente (IEM, na sigla em espanhol) da Universidade de Córdoba, transforma um resíduo indesejado em um componente-chave. O processo é dividido em etapas controladas:

  • O lodo de esgoto é primeiramente secado.
  • Em seguida, os pesquisadores adicionam um agente químico à base de potássio para modificar a estrutura interna do material, essencial para o resultado final.
  • O material é aquecido a cerca de 800 ºC em um processo de pirólise (decomposição química por calor) que converte a matéria orgânica em carbono.

Esse carbono resultante é então triturado e misturado com enxofre para compor os eletrodos presentes nas baterias. O carvão ativado atua como condutor, um elemento crucial para o desempenho do dispositivo.

Universidade de Córdoba
Universidade de Córdoba, onde a descoberta foi feita

Embora as baterias de lítio-enxofre ainda enfrentem obstáculos como baixa condutividade e degradação rápida, a tecnologia da Universidade de Córdoba resolve o problema da matéria-prima de base, tornando-a abundante e de baixo custo.

A principal vantagem reside no aproveitamento do lixo urbano, minimizando os impactos ambientais e reduzindo a dependência de materiais onerosos e poluentes como o cobalto e o lítio. Com o tempo e otimização do processo, a descoberta pode acelerar o desenvolvimento de baterias de enxofre, prometendo mais autonomia e facilidade de reciclagem, o que pode ser um marco para a mobilidade elétrica global.

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