SUV Citroën C3 Aircross de sete lugares é flagrado na Índia
Desembarque da versão estendida do C3 foi registrado por canal indiano e será um SUV, que por aqui deverá se chamar C3 Aircross e concorrerá com a Spin
Desembarque da versão estendida do C3 foi registrado por canal indiano e será um SUV, que por aqui deverá se chamar C3 Aircross e concorrerá com a Spin
A nova geração do Citroën C3 acaba de chegar ao mercado brasileiro. O hatch da Stellantis foi projetado para disputar mercado no segmento de compactos, num degrau entre o Fiat Mobi e Peugeot 208. Mas na Índia, o desenvolvimento da versão estendida, com sete lugares, está em processo avançado e utiliza a mesma plataforma CMP.
Um protótipo camuflado foi flagrado pelo canal local, The Car Show, no momento em que fazia seu desembarque de um container. O canal denomina o modelo como C3 Plus, mas há grande probabilidade de marca voltar a utilizar a alcunha C3 Aircross, pelo menos no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Nomes à parte, fato é que o modelo está praticamente pronto e deve estrear em breve por lá. Ele irá se posicionar entre o C3, que também já foi lançado por lá, e o C5 Aircross, semelhante ao SUV vendido no mercado europeu.
Por aqui, C3 “para sete” também será produzido na planta de Porto Real (RJ) e irá brigar com a Chevrolet Spin na base do segmento de sete lugares. E a julgar pelo código do projeto (CC24), o modelo estreará em 2024, uma vez que o C3 era denominado como CC22.
Os modelos compartilham boa parte dos componentes e pelas imagens, o que muda mesmo é a porção traseira, com balanço alongado para acomodar a terceira fileira de bancos.
Externamente, o C3 Plus ou Aircross conta com caixas de rodas circulares, diferentemente do C3, que utiliza forma de superelipse (um retângulo com os cantos arredondados).
Um detalhe curioso, que não dá para cravar é se o C3 Aircross terá terceira janela lateral, como no C5 Aircross. No vídeo é possível ver o bagageiro aberto e a coluna totalmente tampada. Mas não se sabe se o modelo manterá o estilo da coluna alargada como no C4 Cactus.
Por se posiconar num degrau acima do C3, por ser maior, mais pesado e carregar o lastro da lotação maior, o C3 Aircross deverá utilizar diferentes motores Stellantis. As versões de entrada deverão ser equipadas com a unidade Firefly 1.3 de 107 cv. Se esse carrega mais de 600 kg na Strada, Dois passageiros extras não serão problema para ele.
O SUV também poderá receber a unidade 1.6 de 120 cv (que equipa C3 e C4 Cactus), assim como o motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse, que seria destinado a versão topo de linha. As opções de transmissão deverão ser manual de cinco marchas, automática de seis velocidades (1.6) e CVT com emulação de sete posições (1.0 turbo).
O vídeo do The Car Show mostrou que o C3 Aircross terá o mesmo painel do hatch. O modelo conta com o mesmo quadro de instrumentos com modesto mostrador digital ao centro e multimídia flutuante.
Ainda no vídeo foi possível notar que o carro que tinha desembarcado do container conta com transmissão manual e ar-condicionado analógico.
Por aqui, a Citroën já comercializou um aventureiro batizado de Aircross. O modelo derivava do monovolume compacto C3 Picasso e concorria com o Fiat Idea Adventure.
Na Europa o C3 Aircross é uma derivação aventureira da atual geração do hatch vendida por lá. No Velho Mundo o compacto compartilha base com o Peugeot 208.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |