CLT divide motoristas de app, que querem ajuda do governo, diz Datafolha

Pesquisa mostra que motoristas de aplicativos se sentem vulneráveis, mas valorizam a flexibilidade de trabalho das plataformas

mão de pessoa boa clicando em celular acom logotipo da Uber afixado em painel de carro lista de carros Uber Black Uber Comfort 2025
A flexibilidade é o principal motivo para os motoristas permanecerem na plataforma (Foto: Banco de Imagem | Shutterstock )
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 03/11/2025 às 22h00

Seis em cada dez motoristas de aplicativos do Brasil não desejam ter carteira assinada. A maioria deles, entretanto, espera que o governo federal ajude na obtenção de linhas de financiamento mais favoráveis.

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É o que mostra uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Uber. O levantamento, realizado entre maio e agosto com 1.800 motoristas em todas as regiões do país, revela que a maioria da categoria valoriza a flexibilidade e a autonomia no trabalho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

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CLT divide opiniões

Mesmo que a renda líquida fosse mantida, 54% dos entrevistados afirmaram que não aceitariam migrar para o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Por mais que a CLT não exija horários fixos, a liberdade para escolher os dias e horários de trabalho é o principal atrativo.

Isso porque 93% dos motoristas disseram se sentir motivados justamente por essa autonomia, que supera benefícios tradicionais como FGTS e 13º salário.

A informalidade, porém, gera preocupações: quase metade aponta a manutenção do veículo como o maior desafio, à frente do medo de assaltos e da falta de renda em caso de acidente.

Entre as principais demandas para uma eventual regulamentação do setor, 52% defendem incentivos ou financiamentos para renovação de veículos. Outros 21% pedem a não intervenção do poder público, e 17% sugerem a criação de uma previdência específica para a categoria.

Perfil dos motoristas

O perfil traçado mostra que mais de 90% dos motoristas são homens, com idade média de 40 anos, e 90% são chefes de família, sustentando em média duas pessoas.

Mais da metade dos entrevistados, o aplicativo é a única ou principal fonte de renda, e 69% afirmam ganhar até dois salários mínimos líquidos por mês. Apesar da renda baixa, 72% pretendem continuar na atividade.

Para uma regulamentação considerada justa, os entrevistados apontam três pontos principais. Eles incluem reconhecer que 75% da receita é destinada a custos operacionais, limitar a conexão diária a 12 horas e obrigar as plataformas a facilitar a contribuição ao INSS.

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1 Comentário
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Santiago 4 de novembro de 2025

É uma categoria nova de mão-de-obra autônoma, a qual requer um sistema específico de formalização e de amparo legal. Não se encaixa em CLT.!

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