Exame para CNH: quais estados exigem comprovante de vacina ou teste de covid
Bahia, Pernambuco, Paraíba e São Paulo se figuram entre os estados que tornaram obrigatório o comprovante de vacina para a obtenção da habilitação
Bahia, Pernambuco, Paraíba e São Paulo se figuram entre os estados que tornaram obrigatório o comprovante de vacina para a obtenção da habilitação
A Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde então, muito se fala sobre prevenção – através do distanciamento social e higienização das mãos com álcool em gel – e da imunização através das ‘recém chegadas’ vacinas.
Por isso, locais públicos como festivais, bares, restaurantes, entre outros, têm exigido o comprovante de vacina. Em alguns casos, resultados de testes de Covid-19 também são exigidos para permitir a entrada nos estabelecimentos.
VEJA TAMBÉM:
O Detran de alguns estados também adotou essa mesma medida de proteção e agora exigem a apresentação do comprovante da vacina contra a Covid-19 para a realização de exames teóricos e práticos para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Diário Oficial do estado da Bahia publicou em novembro do ano passado o Decreto 20.894/21 que determina as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus nas cidades baianas.
Em vigência desde 1º de dezembro, os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ficam condicionados à comprovação da vacina através da apresentação do comprovante e vacinação fornecido no momento da imunização. Também é permitido o certificado COVID que pode ser acessado pelo aplicativo do Ministério da Saúde “CONECT SUS”. A medida ainda se aplica a empresas, como as autoescolas e clínicas de trânsito.
Lucas Albiani, coordenador Regional de Trânsito, afirma que esse método foi adotado “Para não prejudicar os candidatos. Dessa forma, reduzimos o tempo de espera pelos testes. Agora, exigiremos a comprovação da vacina visando o controle da pandemia”.
Também seguindo a determinação do governo do estado, o DETRAN-Pernambuco (PE) passou a exigir em 6 de dezembro o comprovante de vacina para se ter acesso ao órgão. Além disso, o Decreto 51.864 de 30/11/2021 exige o documento de identificação com foto.
Esse procedimento será observado para a solicitação e recebimento de documentação, como para a realização de exames teóricos e práticos para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Assim como na Bahia, Pernambuco considera válido o documento emitido pelo Conecta SUS como forma de confirmação da imunização. Além dele, também são aceitos outros certificados emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde, como caderneta ou cartão de vacina.
A Paraíba exige a comprovação do esquema vacinal desde o dia 6 de dezembro, em cumprimento do Decreto nº 41.979/2021, para agendamento dos serviços do DETRAN-PB. Para isso, basta apresentá-lo por meio físico, digital, ou através da carteira de vacinação para Covid-19 emitido pelas autoridades sanitárias municipais.
O estado, no entanto, dispensa a apresentação às pessoas que tenham contraindicação para vacinação contra a Covid-19, desde que comprovada por documentação médica.
Desde o último dia 20, o DETRAN-SP passou a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 nos exames práticos de direção. Tanto examinador quanto candidato terão de apresentar o comprovante – físico ou digital – ao presidente da banca ao assinar a ata de presença.
Mas o estado paulista tem adotado uma postura mais flexível e também aceita a apresentação do teste PCR ou antígeno negativo para Covid-19. Contudo, o teste precisa ser realizado até 72 horas antes do exame de direção.
Apesar da flexibilização, o DETRAN-SP afirma que “estão mantidos os demais protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde”.
Mudança nas lei de trânsito brasileiras alteram, em alguns casos, suspensão da CNH para 40 ou 30 pontos. Entenda como funciona:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Deveriam devolver nosso dinheiro, bando de ladrões covardes
Deveriam devolver nosso dinheiro, bando de ladrões
São um bando de ladrão, depois que agente paga, é que eles dizem que não faz sem o cartão de vacina, pra não pede o cartão de vacina na hora que agente vai pagar?
Preciso saber se ainda está exigindo o cartão de vacina contra a COVID,! Minha prova é dia 16/09/2022
É muita frescura é só entrar de máscara ou ter o deste da covid,eu mesmo não tomei e não vou tomar,é pior pra eles que perde dinheiro.Agora engraçado nus ônibus cheio todo mundo sem máscara não pede a vascina e fora as festas de ruas.vai entender né!
E onde diz na lei que comprovante de vacinação é documento obrigatório para tirar CNH? Fiz todos os testes, desde o médico ao psicotécnico… Aí quando é pra dar continuidade esse bando de imbecis vem com essa conversa pra boi dormir com poha de carteira de vacinação, se tivessem me falo antes que exigiriam isso no final de tudo jamais teria gasto meu suado dinheiro com esse bando de ladrões… É isso que são, pois agora se negam a devolver meu dinheiro. Não me vacinei e nem vou… Estou super bem de saúde e pretendo continuar assim. ?
Nos testes médico / psicotécnico eles pediram o comprovante vacinal? Só falta esse exame pra renovar minha CNH, mas tb não me vacinei e nem vou.
Onde está a fonte de que Pode levar Teste de PCR ou Antígeno negativo no lugar da carteirinha de vacinação no Exame prático ?