CNH: Governo explica processo para se tornar professor particular de direção

Profissionais poderão anunciar aulas na internet e terão curso de formação obrigatório. Governo acredita que modelo facilitará acesso à CNH

exame pratico
Instrutor autônomo permitirá que o aluno aprenda a dirigir com profissionais certificados, fora das autoescolas tradicionais (Foto: Detran-PR | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 15/10/2025 às 14h00

O Governo Federal divulgou maiores detalhes sobre uma n0va profissão: o instrutor autônomo de trânsito. O professor particular surge junto às flexibilizações promovidas na CNH.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Daqui em diante, as aulas práticas não serão obrigatórias. Para quem desejá-las, entretanto, será possível contratar quantas aulas quiser nas autoescolas ou nos instrutores autônomos.

A mudança na obtenção da CNH já tem OK do presidente Lula. A medida, segundo o governo, busca democratizar o acesso à carteira de motorista e criar novas oportunidades de trabalho no setor.

VEJA TAMBÉM:

Requisitos mínimos para ser instrutor de trânsito

  • Ter no mínimo 21 anos de idade;
  • Ter habilitação legal para a condução de veículo há pelo menos 2 anos;
  • Não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Possuir certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito;
  • Não ter sofrido penalidade de cassação da CNH.

A Senatran oferecerá gratuitamente, em seu site, o curso de formação específico que os candidatos deverão realizar para se habilitarem como instrutores autônomos. A capacitação abrangerá didática e técnicas pedagógicas, conhecimento aprofundado da legislação de trânsito e condução segura.

Uma vez aprovado na prova de avaliação, o profissional receberá um certificado e poderá solicitar a Carteira de Identificação Profissional de Instrutor Autônomo.

As aulas poderão ocorrer no carro do instrutor ou até mesmo do aluno, desde que este atenda às normas de segurança do CTB. Entre essas exigências, o carro deve estar dentro do limite de idade de fabricação, possuir identificação de “veículo de ensino” e ter documentação regularizada.

O novo modelo de ensino permitirá que os profissionais organizem seus próprios horários, preços e locais de aula, como autônomos ou MEIs. Aqueles que já atuam em autoescolas poderão continuar normalmente, mas também terão a opção de trabalhar de forma independente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário