Profissionais poderão anunciar aulas na internet e terão curso de formação obrigatório. Governo acredita que modelo facilitará acesso à CNH
O Governo Federal divulgou maiores detalhes sobre uma n0va profissão: o instrutor autônomo de trânsito. O professor particular surge junto às flexibilizações promovidas na CNH.
Daqui em diante, as aulas práticas não serão obrigatórias. Para quem desejá-las, entretanto, será possível contratar quantas aulas quiser nas autoescolas ou nos instrutores autônomos.
A mudança na obtenção da CNH já tem OK do presidente Lula. A medida, segundo o governo, busca democratizar o acesso à carteira de motorista e criar novas oportunidades de trabalho no setor.
VEJA TAMBÉM:
A Senatran oferecerá gratuitamente, em seu site, o curso de formação específico que os candidatos deverão realizar para se habilitarem como instrutores autônomos. A capacitação abrangerá didática e técnicas pedagógicas, conhecimento aprofundado da legislação de trânsito e condução segura.
Uma vez aprovado na prova de avaliação, o profissional receberá um certificado e poderá solicitar a Carteira de Identificação Profissional de Instrutor Autônomo.
As aulas poderão ocorrer no carro do instrutor ou até mesmo do aluno, desde que este atenda às normas de segurança do CTB. Entre essas exigências, o carro deve estar dentro do limite de idade de fabricação, possuir identificação de “veículo de ensino” e ter documentação regularizada.
O novo modelo de ensino permitirá que os profissionais organizem seus próprios horários, preços e locais de aula, como autônomos ou MEIs. Aqueles que já atuam em autoescolas poderão continuar normalmente, mas também terão a opção de trabalhar de forma independente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |