CNH gratuita já registra adesão 32 vezes maior do que autoescolas tradicionais

Com promessa de baratear habilitação, programa do governo federal supera barreiras jurídicas e concentra 97% dos novos pedidos de carteira de motorista.

carteira nacional de habilitacao cnh modelo novo em destaque com modelo antigo ao fundo
Novo modelo de obtenção da CNH ofuscou método tradicional de se tirar a carteira (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Passos
Publicado em 05/01/2026 às 19h00

Em pouco mais de um mês de vigência, o programa CNH do Brasil — que flexibilizou a obtenção da carteira de motorista — registrou quase 2 milhões de brasileiros que iniciaram o processo de habilitação exclusivamente pelo aplicativo do governo federal.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Ministério dos Transportes, evidenciam o esvaziamento dos balcões físicos: enquanto o app concentrou 1,8 milhão de requerimentos, os Detrans somaram apenas 57 mil pedidos no mesmo período.

São Paulo lidera adesão

O estado de São Paulo lidera o ranking de solicitações, com mais de 320 mil processos abertos, seguido por Minas Gerais (193 mil) e Rio de Janeiro (168 mil). A digitalização do serviço, uma das principais bandeiras da gestão do ministério, busca reduzir os custos para o cidadão — que em alguns estados chegavam a R$ 5 mil — e desburocratizar o acesso ao documento.

Outro pilar do programa, a figura do instrutor autônomo, também ganha tração: segundo a pasta, 47.658 profissionais já obtiveram a certificação para ministrar aulas práticas sem vínculo obrigatório com autoescolas tradicionais. A medida visa replicar modelos adotados nos Estados Unidos e no Reino Unido, focando na avaliação final em detrimento da carga horária cursada em centros de formação.

VEJA TAMBÉM:

A estabilidade do sistema foi garantida após uma batalha jurídica no encerramento de 2025. Em decisão proferida em dezembro, a Justiça Federal manteve a validade do programa CNH do Brasil em todo o território nacional, rejeitando ações que questionavam a legalidade das novas regras e a supressão de etapas presenciais obrigatórias nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Para o governo, a alta demanda confirma o diagnóstico de que o modelo anterior, focado na obrigatoriedade das autoescolas, estava esgotado e excluía a população de baixa renda. A expectativa é que a concorrência trazida pelos instrutores independentes pressione os preços do mercado para baixo ao longo de 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário