CNH Social tem 7 mil vagas abertas; veja como tirar carteira de graça
Confira o que é o programa, quais categorias são disponibilizadas, quem pode participar, benefícios do projeto, prazos e como se inscrever
Confira o que é o programa, quais categorias são disponibilizadas, quem pode participar, benefícios do projeto, prazos e como se inscrever
No Espírito Santo, foram anunciadas 7 mil vagas para o programa CNH Social ES 2025, que permite o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem qualquer custo. A iniciativa do governo do estado e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem o objetivo de ampliar as oportunidades para os candidatos, especialmente no mercado de trabalho.
O anúncio foi feito no dia 1º de abril e em uma primeira fase foram disponibilizadas 3.500 vagas, para posteriormente liberar a outra metade. As vagas iniciais já estão abertas e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril de 2025, exclusivamente online.
VEJA TAMBÉM:
As oportunidades de tirar a carteira de forma gratuita são válidas para:
Além disso, neste ano, o programa expandiu suas capacitações com cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino. Essas novas formações foram incluídas para atender a demanda dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) por profissionais qualificados.
Para concorrer a uma vaga, é necessário ter inscrição e cadastro ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) até 1º de março de 2025. A seleção será feita automaticamente, com prioridade para:
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
São reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência (PCDs). O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.
As inscrições para o projeto devem ser feitas exclusivamente de forma online pelos canais oficiais do Departamento de Trânsito. O candidato deve:
Fique atento ao preencher, pois após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida. A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, conforme os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico.
São considerados os seguintes critérios:
Os contemplados com a CNH Social terão acesso gratuito a todas as etapas do processo de habilitação, incluindo:
Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e Atualização para condutores profissionais. A meta é capacitar e qualificar os condutores a fim de profissionalizá-los, aumentando, assim, a empregabilidade.
São oferecidos os seguintes Cursos Especializados:
Neste ano, também foram acrescentados os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino. O condutor deverá comparecer, pessoalmente, a uma empresa credenciada para fazer a inscrição no curso de sua escolha.
Para se matricular em um Curso Especializado para Profissionais é necessário: ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.
Na primeira fase do CNH Social ES 2025, o Detran estabeleceu as seguintes etapas e datas:
Inscrições | De 1 a 21 de abril |
---|---|
Corte do Cadastro Único | 1 de março |
Resultado dos selecionados | 6 de maio |
Matrícula dos selecionados | 6 a 20 de maio |
Lista única de suplentes | 7 de julho |
Matrícula dos suplentes | 7 a 19 de julho |
Obter a Carteira de Habilitação representa para muitas pessoas um sonho ou até mesmo uma oportunidade de melhorar de vida, no entanto devido ao alto custo do processo, obter documento pode ser uma realidade muito distante. Por isso, o projeto CNH Social foi criado em 2014 e realizado por alguns Departamentos Trânsito do país em conjunto com os governos estaduais e algumas prefeituras.
O programa garante que todos os custos envolvendo a habilitação, como exames médico, psicológico e toxicológico (conforme a categoria) aulas e prova teórica, aluguel do veículo, além das aulas e prova prática A depender do estado, ele pode possuir outros nomes como CNH Popular ou CNH Cidadã.
O projeto foi concebido pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) com o objetivo de oferecer qualificação para novos condutores e favorecer a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Isso acontece por meio do financiamento de todo o processo para obtenção de um número restrito de CNHs. Há ainda a oferta de curso de qualificação para os participantes, contribuindo com o aumento da empregabilidade e da renda.
Dessa forma, os cidadão de baixa renda têm a possibilidade de ganhar dinheiro como motoristas de aplicativo, entregadores, taxistas e muito mais. Além da CNH de graça, que inclui permissões para dirigir veículos das categorias A ou B, também é possível solicitar, no programa CNH Social, a mudança de categoria de B para D.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |