Combustível sintético da Toyota pode reduzir emissões em 75%, afirma montadora

Toyota segue acreditando em motores a combustão e desenvolveu um e-fuel que pode abastecer tanto os carros novos quanto mais antigos

Combustível sintético da Toyota poderá alimentar motores novos e antigos
Toyota planeja seguir com os motores a combustão (Foto: Toyota | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 14/04/2023 às 12h02

Os Estados Unidos e a Europa seguem deixando as regulamentações para motores a combustão cada vez mais rígidas, e a Toyota continua cética em relação aos carros elétricos. Por isso, a marca japonesa está procurando caminhos alternativos aos carros a bateria, e, junto à ExxonMobil, está testando um combustível sintético que pode reduzir em até 75% as emissões de um motor térmico.

O novo e-fuel ainda está em desenvolvimento, mas de acordo com Andrew Madden, vice-presidente de estratégia e planejamento da ExxonMobil, falou que o projeto está progredindo. No entanto, para que a nova mistura seja implementada no mercado, vai ser preciso de apoio de políticas governamentais.

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Ter uma solução para combustíveis líquidos que podemos usar na frota existente, tendo isso no tipo de construção política em que permitimos que o mercado inove, é a maneira de menor custo para descarbonizar o transporte.”

O combustível sintético da Toyota

  • De acordo com a montadora, o novo e-fuel poderá alimentar tanto veículos recentes, quanto os mais antigos. A Toyota alega que seu combustível sintético pode ser considerado uma forma de reduzir de forma significativa as emissões de carbono, já que, segundo ela, os carros elétricos demandam uma alta emissão de C02 durante a fabricação – o que não os torna totalmente limpos.
  • Em contrapartida, também existem preocupações sobre o real impacto dos biocombustíveis. Isso porque o etanol tem uma pegada de carbono elevada devido à emissão de CO2 presente na agricultura. Contudo, a Exxon afirma que encontrou medidas mais limpas de produzir a tecnologia.
  • Para a Exxon e a Toyota, se as emissões ao longo da vida forem levadas em consideração, os combustíveis sintéticos poderiam fazer muito para reduzir as emissões de transporte, à medida que os modelos a combustão deixam de ser abastecidos com combustíveis fósseis.
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4 Comentários
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marcelo sadalla 29 de junho de 2023

So uso bike elétrica em sao paulo graças a meu pai que ja foi e idealizava bikes e carros elétricos
Eletrico ainda inviavel no Brasil
Mas uso carro somente em trajetos longos
Em poucos anos as principais cidades vão parar no dia a dia
Entao escolham ,ou transporte público ou bike eletrica
Deixem as motos pros motoboys mesmo

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AGAMENON DE MELO 26 de maio de 2023

SE É PARA VENDER CARRO QUE NÃO PO0LUI TEM DE SER IBRYDO OU NÃO

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Santiago 18 de abril de 2023

Estou com a Toyota!
Se é pra reduzir de verdade as emissões de carbono, vamos desenvolver alternativas honestas.

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Diego 16 de abril de 2023

Quero ver o que iram fazer com as baterias desses carros. a Europa e os EUA eu já sei que iram enviar para descartar em países Subdesenvolvidos igual faz com roupa e navios. No Brasil um cidadão comum nunca vai ter um carro elétrico, financiar um kiwi de 150 mil para pagar 300 mil, melhor comprar uma casa ou um AP.

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