Comissão aprova exame psicotécnico em toda renovação de CNH

A medida legislativa que visa maior segurança nas vias já foi liberada pelo Senado, mas ainda é avaliada pelos deputados

Exame psicotécnico
Atualmente o teste é exigido apenas para retirar a primeira habilitação (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/08/2024 às 19h02
Atualizado em 22/08/2024 às 11h23

No início da semana a Câmara dos Deputados iniciou análise do Projeto de Lei 4111/23, que torna obrigatória a avaliação psicológica do motorista em todas as renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já aprovado pelo Senado, agora o PL foi admitido pela Comissão de Viação e Transportes e segue para análise das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, segundo o texto altera o Código de Trânsito Brasileiro, só é feito teste psicológico quando a pessoa tenta obter a CNH pela primeira vez. Depois, nos processos de renovação do documento, é exigido apenas o exame médico e o pagamento das taxas. Somente quem usa o veículo para atividade remunerada passa pelo exame psicotécnico mais de uma vez.

Inicialmente o autor da proposta, senador Davi Alcolumbre (União-AP), apontou que as motivações são embasadas na segurança no trânsito. Ele contatou suas afirmações alegando que o condutor que tirou a CNH pela primeira vez pode mudar psicologicamente ao longo da vida.

Agora o relator do PL que torna obrigatória o exame psicotécnico em todas as renovações de CNH, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), recomendou a aprovação da proposta sob o mesmo critério de segurança aos cidadãos.

É notório o aumento de ocorrências de brigas e mortes no trânsito decorrentes da condição psicológica dos condutores”, disse o parlamentar, no parecer aprovado.

O projeto que exige exame psicotécnico em todas as renovações de CNH tramita em caráter conclusivo e segue para aprovação de toda a Câmara para se tornar Lei.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 29 de agosto de 2024

Projeto sem a menor utilidade. Nasceu das entranhas do Conselho Federal de Psicologia com o intuito de favorecer uma categoria profissional e ferrar toda a população com mais uma taxa abusiva. Além disso, os idosos, com muitos anos de experiência e baixíssimo envolvimento em acidentes serão, em sua maioria reprovados nesses testes subjetivos e inúteis. Haverá outro efeito colateral: com menos pessoas tendo acesso à CNH, menos veículos serão vendidos, menos postos de trabalho serão necessários e menos impostos serão arrecadados. Não seria melhor termos leis melhores e um melhor cuidado do poder público nas vias públicas?

Avatar
William 18 de agosto de 2024

Povo, vamos anotar e guardar os nomes desses políticos NANICOS para podermos extirpar essa cambada de falcatruas, pois isso é o câncer desse País. Nas eleições devemos sempre lembrar o que essa corja faz para quem os elege.

Avatar
Marco Antonio Ferreira Vieira 18 de agosto de 2024

Deveria ser obrigatório também para todos os cargos políticos. De vereador a presidente da República. Aposto que 50% seriam cancelados.

Avatar
José Luiz Domingues Ferreira 18 de agosto de 2024

Com certeza estas leis são para os menos abastados ou seja o trabalhador,pois os vagabundos são protegidos pelas leis que estes desqualificados promulgam, veja o tal do empresário que matou o motociclista,sabem no que vai dar em…………..

Avatar
Diego Miranda 18 de agosto de 2024

ÚNICO INTUITO, E APENAS OUTRA TAXA, ENTRE AS MUITAS QUE O PAÍS DOS “POLITICOS AUTORITÁRIOS” QUEREM, POIS O DPVAT JA VOLTOU.
CAMBADA DE LADRÕES, ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS, COM PSICOTÉCNICO OU NÃO, O IMPRUDENTE, BEBADO OU DROGADO VAI DIRIGIR COM CARTEIRA OU SEM….. DAQUI A POUCO VAI VALER APENA COMPRAR CARRO IRREGULAR, NAO TER GASTOS, NAO TER CARTEIRA, E SEM GASTOS, E QUANDO PEGAR , PRENDE. COM A ECONOMIA DE NAO PAGAR IMPOSTOS ABUSIVOS, TROCA DE. CARRO, TODA VEZ QUE PRENDER….. JA PENSOU SE VIRA MODA…. PENSEM CONTRIBUINTES… SOMOS MAIORIA…. ONDE VAO GUARDAR TANTO CARRO PRESO???

Avatar
Edson luiz 18 de agosto de 2024

Que vcs ai que só manda não faz alguma coisa pra melhorar o país vcs só querem complicar o país e isso tudo só interessado só nos impostos que vão girar mais na população não estão nem ai pra população brasileira vcs tem o país nas mãos e não sabem governar sentimos muito por vcs não melhorar o país governates

Avatar
OTAVIO PACANARO 18 de agosto de 2024

Quer dizer então que um motorista vai precisar fazer o exame psicológico a cada 4 anos e um portador de arma CAC a cada 10 anos ??? O que esses senadores tem na cabeça????

Avatar
Marcos 18 de agosto de 2024

Vamos analizar as principais causas de acidente: condutor embriagado, desrespeito a sinalização, mas condições da via ou rodovia, falta de infraestrutura urbana para comportar o trânsito… Acho que com ou sem psicotécnico essas causas continuarão a todo gás. Isso tem o único objetivo de arrecadar mais, um exame a mais, mais amigos do rei ganhando em cima!!

Avatar
Geraldo 18 de agosto de 2024

Mais um caça níquel q vai beneficiar empresas ligadas a este cancer brasileiro que se dizem políticos. Se aplicar as leis existentes o trânsito seria outro mas, ninguém aplica as leis como devem ser aplicadas…seria bem simples…é só aplicar a lei e não corromper ou ser corrompido.

Avatar
Vinícius 18 de agosto de 2024

Como não deixar nenhum motorista irritado, tem medo de acelerar acima de 40 por hora, vai de ônibus, tem medo de acelerar acima de 60 não entre na rodovia.
Não sabe respeitar a faixa da esquerda, vai de ônibus, não sabe usar seta e causa acidente ?
Perca a habilitação

Avatar
Carlos 17 de agosto de 2024

Fiança não dá vida au contrário deixa um bandido no trânsito se pobre vai pá cana e Rico paga e sai pela porta da frente rindo multa deve ser de 30 no valor do carro da i dói no bolso de quem tem carro caro pobre não fãs besteira

Avatar
Rodrigo Douglas 17 de agosto de 2024

Os motoqueiros deveriam ser os únicos a realizar testes, pois são os maiores causadores das desordens no trânsito. A população não os suporta mais.

Avatar
José Luiz Domingues Ferreira 17 de agosto de 2024

Que tal fazerem o toxicológico para todos os habilitados,com certeza vamos deixar de ter muitos motoristas, cometendo vários crimes ao volante.

Avatar
Marcos 18 de agosto de 2024

Você acertou no alvo! Eles não fazem algo assim pq seriam os primeiros a perder a carteira…

Avatar
Expedito Batista de couto 17 de agosto de 2024

nota zero para esta PL o motivo de acidentes no transito é o mesmo,que as demais injustiças que surge todos os dias a certeza da inpunidade pq ñ acabar com a fiança invéss disso,di heiro querem né!

Avatar
expedito Batista de couto 17 de agosto de 2024

infelismente tem parlamentar,que se elege,só para piorar a vida dos brasileiros,quem tem que pagar é o infrator e não os demais,nota zero alcolumbre

Avatar
Deixe um comentário