Como mudança no volante melhorou saúde mental de Lando Norris na F1

Para não sofrer com erros e desistir de lutar a cada volta, Lando Norris mexeu no volante do seu F1 para esquecer dos problemas

2202439875 jpg
Lando Norris precisou controlar a mente para recuperar a liderança da temporada de Fórmula 1 (Foto: F1 | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 06/11/2025 às 11h00

Em uma temporada 2025 de Fórmula 1 marcada pela intensa disputa interna na McLaren, o líder do campeonato, Lando Norris, atribui parte de seu sucesso recente a uma mudança sutil, porém crucial: a de ver menos informações em seu volante durante a classificação.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O piloto britânico — que recuperou a ponta do mundial após o GP do México — solicitou à equipe uma alteração no display de seu volante. Logo, desde o Grande Prêmio de Mônaco, Norris compete sem ver o “delta” de tempo.

O delta é o nome dado ao indicador que mostra, curva a curva, se ele está melhorando ou piorando em relação à sua melhor volta. Também é possível usar o delta para checar seu tempo, por exemplo, em relação ao companheiro Oscar Piastri — vice-líder do campeonato.

VEJA TAMBÉM:

Por que?

A decisão — inusitada em uma era dominada pela análise de dados em tempo real — visa minimizar as distrações e evitar que o piloto desista de lutar. Segundo Norris, a ausência do delta permite que ele se concentre exclusivamente em maximizar cada trecho da pista, sem ser condicionado psicologicamente por um desempenho ruim.

“Quando não o tenho, eu forço o carro, não importa como foi o começo da volta”, explicou Norris. “Às vezes eu apenas olho demais para [o delta], e isso nunca é bom.” O piloto prefere a “surpresa agradável” de ver o tempo final apenas ao cruzar a linha de chegada.

Volante McLaren 2025
Delta é exibido no visor do volante das McLaren de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

Enquanto seu companheiro de equipe e outros pilotos utilizam a referência do delta para gerenciar suas voltas, Norris optou por focar apenas em dados essenciais na classificação, como temperatura dos pneus e balanço de freios.

No entanto, a mudança é estratégica e limitada aos sábados. Durante as corridas, o delta de tempo retorna ao painel de Norris. Nesses momentos, a informação é vital para o piloto gerenciar o ritmo de prova, o desgaste dos pneus e a economia de combustível, seguindo as instruções da equipe.

A tática parece estar funcionando, com Norris um ponto à frente de Piastri na acirrada luta pelo título.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário