Conheça a Kombi elétrica feita pela VW há mais de 40 anos
O Amelia Island Concours d'Elegance desse ano tem como tema a história dos carros elétricos e a marca alemã quer mostrar sua junto do novo SUV ID.4
O Amelia Island Concours d'Elegance desse ano tem como tema a história dos carros elétricos e a marca alemã quer mostrar sua junto do novo SUV ID.4
A Volkswagen está investindo em elétricos de forma pesada e isso chegou até aos clássicos. Na edição de 2021 do tradicional Amelia Island Concours d’Elegance o fabricante alemão levou um protótipo de Kombi elétrica feito em 1979 batizado de Elektrotransporter.
Dez unidades do protótipo foram comprados pela estatal Tennessee Valley Authority nos EUA e a unidade levada ao evento é uma sobrevivente.
VEJA TAMBÉM:
Durante os anos 60 e 70, a Volkswagen produziu diversos protótipos elétricos baseados na Kombi e no Golf para estudo desse tipo de propulsão. A Elektrotransporter que será exposta em Amelia Island possui um conjunto de 24 baterias de chumbo-ácido como as encontradas em carros a combustão. O conjunto de baterias pesa 555 kg e o motor elétrico feito pela Siemens produz apenas 23 cv.
A transmissão manual de quatro marchas da Kombi foi reaproveitada mas fica presa na segunda marcha, o que resulta numa velocidade máxima de 77 km/h. A Kombi elétrica já contava com uma versão rudimentar da frenagem regenerativa que equipa todos os elétricos modernos.
A Volkswagen expôs junto da Kombi elétrica o novo SUV elétrico ID.4, que lidera a entrada da marca nesse mercado junto do hatch ID.3. O tema do Amelia Island Concours d’Elegance desse ano foi a história dos carros elétricos e uma parada com algum dos participantes foi organizada.
A Elektrotransporter participou junto do moderno ID.4 para representar o passado e o futuro da marca. Uma nova “Kombi” elétrica está nos planos da marca, sendo feita na plataforma MEB desenvolvida para esse tipo de propulsão.
O Boris já andou na Kombi elétrica do futuro. Veja no vídeo!
Fotos: Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os motores elétricos sempre estiveram prontos para serem usados em tração desde o final do século 19. O grande problema está em como alimentar esses motores. A melhor parte é que escolhemos errado, e estamos insistindo nesse erro há mais de 100 anos.
A Gurgel fez o seu protótipo genuínamemte brasileiro, porém o que é nosso é desmerecido de qualquer valor.
Consetesa teve q ficar guardado um projeto desse e não pode ser lançado, só estão aparecendo agora esses projetos pois estão com medo de ficar para trás como fora do Brasil já lançaram e aqui já tem algumas montadoras aderindo essa nova onda, vão SUGAR NOSSA GRANA ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO é na energia elétrica mesmo.