Conheça o Jaguar funerário que conduziu a rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II fez apontamentos no projeto elaborado entre a Jaguar Land Rover e a Royoal Household, que dá suporte à coroa

jaguar funeral rainha elizabeth ii
Jaguar XJ foi convertido em carro funerário e conduziu rainha Elizabeth II até o Castelo de Windsor (Fotos: Reprodução | Globonews)
Por AutoPapo
Publicado em 19/09/2022 às 16h03
Atualizado em 19/09/2022 às 19h12

A Rainha Elizabeth II foi sepultada nesta segunda-feira (19) depois de 11 dias do comunicado de sua morte. Seguindo a tradição britânica, a cerimônia de sepultamento da monarca cumpriu com todos os ritos e simbolismos exigidos no passamento o chefe da coroa.

VEJA TAMBÉM:

Entre guardas, integrantes da realeza, cavaleiros, figurou um Jaguar convertido em carro funerário no cortejo. O rabecão foi projetado pela própria rainha Elizabeth II para transportá-la até o Castelo de Windsor, onde foi sepultada.

O carro funerário não é novo. De acordo com a imprensa britânica, o carro teria sido projeto sobre um Jaguar XJ, ano 2010. O projeto foi desenvolvido pela Royal Household (que é uma entidade de suporte da coroa) e Jaguar Land Rover. No entanto, foi a rainha que bateu o martelo sobre os detalhes da viatura.

O Jaguar da rainha

O Jaguar XJ funerário teve sua carroceria totalmente modificada. A começar pelo formato de perua. Podemos dizer que é a terceira station wagon feita pela marca. Antes dela apenas o X-Type Sportwagon, que não deixou saudades, assim como uma versão perua do XF.

jaguar funeral rainha elizabeth ii traseira
Jaguar da rainha Elizabeth II teve o teto elevado e com grande área envidraçada para que os súditos pudessem se despedir

O carro teve a carroceria alongada para comportar a urna real. O teto também foi bastante elevado para comportar o caixão e também todo aparato que foi colocado sobre ele, inclusive as joias da coroa.

A área envidraçada foi projetada para ampla e permitir que súditos pudessem se despedir da rainha. O carro foi pintado nas cores características da frota real, num tom vinho escuro, chamado de Royal Claret. O carro ainda recebeu elementos decorativos da monarca, como a cifra real.

Land Rover Defender

Em abril de 2021, o príncipe Philip, marido de Elizabeth II, foi transportado em seu funeral em uma picape Land Rover Defender. O próprio Philip trabalhou no projeto de customização do veículo.

land rover defender pickup principe philip
Em 2021, o príncipe Philip foi conduzido em uma picape Land Rover, que ele mesmo projetou (Foto: Reprodução | redes sociais)

Pintado em cor verde-oliva, a picape recebeu um compartimento sobre a caçamba para acomodar sua urna até o Castelo de Windsor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Nicolau 19 de setembro de 2022

E não é que eu estava certo? Comentei na reportagem anterior que se a Rainha pudesse escolher ela teria escolhido um Jaguar como veículo de seu último passeio.

Avatar
Deixe um comentário