Da aviação à era elétrica, a BMW construiu uma história marcada pela engenharia de precisão e pela busca constante por desempenho automobilístico
Há mais de um século, a BMW consolida sua reputação como referência em engenharia automotiva e inovação em sistemas de propulsão. De motores de aeronaves a veículos totalmente elétricos, a marca segue definindo padrões de desempenho, eficiência e prazer ao dirigir.
Fundada como fabricante de motores aeronáuticos, a BMW lançou em 1917 o motor BMW IIIa, um seis cilindros em linha projetado para manter potência em grandes altitudes. Com 185 cv e 19,1 litros, o modelo derivado IV atingiu, em 1919, um recorde não oficial de altitude de 9.760 metros.
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Nos anos 1930, a marca diversificou suas criações. Em 1936, a motocicleta BMW R 5 introduziu um motor boxer de dois cilindros e 24 cv, com câmbio acionado por pedal, uma inovação que se tornaria padrão. No mesmo ano, o BMW 328 estreava com motor de seis cilindros em linha, 80 cv e apenas 800 kg, tornando-se um dos esportivos mais admirados da época.
Em 1954, o BMW 502, apelidado de “Anjo Barroco”, marcou outro feito com o primeiro motor V8 de alumínio produzido em série, com 100 cv e tecnologia avançada para o período.
O espírito inovador da BMW ganhou força nas décadas seguintes. Em 1973, o BMW 2002 Turbo estreou o primeiro motor turbo europeu de produção, entregando 170 cv e velocidade máxima de 211 km/h. Um ano depois, o coupé de corrida BMW 3.0 CSL atingia até 440 cv com sua unidade de seis cilindros e quatro válvulas por cilindro, que se tornou padrão na indústria. Encerrando a era dos grandes motores a combustão, o BMW M5 de 2004 apresentou o V10 de 507 cv, inspirado na Fórmula 1, capaz de atingir rotações superiores a 7.000 rpm.
Com o BMW i3, lançado em 2013, a empresa tornou-se uma das pioneiras na eletrificação automotiva. Compacto, ágil e eficiente, o modelo de 170 cv mostrou que dirigir um elétrico também poderia ser empolgante. Um ano depois, o BMW i8 elevou esse conceito: o híbrido plug-in combinava um motor a combustão de três cilindros e 231 cv a um motor elétrico de 131 cv, oferecendo desempenho de esportivo com consumo de compacto, feito que lhe rendeu cinco prêmios consecutivos de “Motor do Ano”.
O próximo marco virá com a Neue Klasse em 2026, liderada pelo BMW iX3, primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da marca. Equipado com a sexta geração da tecnologia BMW eDrive, o SUV contará com dois motores elétricos que produzem 469 cv e autonomia de até 805 km (WLTP).
Em 2028, a BMW dará mais um passo em direção à mobilidade sustentável com o lançamento de seu primeiro modelo de produção movido a célula de combustível, reforçando a estratégia de diversidade tecnológica oferecendo soluções a gasolina, diesel, híbridas, elétricas e de hidrogênio.
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