Consertar carro elétrico custa 20% mais do que carro a combustão

Estudo mostrou que as manutenções de elétricos causadas por colisões continuam aumentando e preços dos reparos chegam a R$ 31.680

carros eletrificados recorde vendas Brasil
Estudo também avaliou a diferença de preços para híbridos leves e plug-ins (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 26/08/2024 às 15h02

Os carros elétricos estão deixando de ser novidade no mundo todo e com isso, o frisson por esse tipo de veículo parece estar passando, já que houve uma desaceleração no crescimento das vendas. Porém, com mais elétricos em circulação, a procura por manutenção aumenta e para os proprietários chegam os custos, que são altos.

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De acordo com estudo realizado pela Mitchell, empresa americana da área automotiva, a procura de reparo de carros elétricos danificados por colisões aumentou 2,5% nos Estados Unidos e 3,95% no Canadá durante o segundo trimestre de 2024. Isso aconteceu após os elétricos registrarem queda de participação no mercado automotivo em taxas de 9,3% no primeiro trimestre de 2024 e 10,2% no terceiro trimestre de 2023 nos EUA.

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A empresa que realizou a pesquisa mostrou que no segundo quadrimestre de 2024 as manutenções de elétricos custaram em média de 5.753 dólares nos EUA (R$ 31.680) e 6.534 dólares canadenses (R$ 26.690). Enquanto isso, os carros à combustão tiveram custos médios menores de 4.806 dólares nos EUA (R$ 26.460) e 4.958 dólares canadenses no Canadá (R$ 20.230).

Esses números mostram que consertar elétricos danificados por colisão foi 20% mais caro nos EUA e 31% mais caro no Canadá em comparação a veículos à combustão de tamanho semelhante.

Sobre as marcas e modelos, o Tesla Model 3 e o Model Y lideram o grupo dos mais reparados por colisões com metade das ocorrências. Esse dado não é surpresa já que eles estão presentes em grande número nas estradas americanas e canadenses.

Estados Unidos Canadá
Tesla Model 3 (31,92%) Tesla Model 3 (35,28%)
Tesla Model Y (26,52%) Tesla Model Y (25,60%)
Ford Mustang Mach – E (7,09%) Chevy Bolt (4,66%)
Tesla Model S (6,39%) Hyundai Kona EV (4,61%)
Tesla Model X (4,72%) NIssan Leaf (4,41%)

A frequência de reparos também cresceu para os híbridos em geral. Os híbridos leves tem custo de manutenção similar ao de automóveis à combustão, já que são tecnicamente mais próximos desse tipo de carro. No entanto, os híbridos plug-in mais complexos apresentam números diferentes, com custos de reparo 12,5% maiores.

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