Controladores de voo fazem Uber enquanto não recebem e geram onda de atrasos

Enquanto o Congresso não chega a consenso quanto ao orçamento, grandes aeroportos dos EUA vivem crise pela falta dos controladores de tráfego aéreo

Atlanta Airport – Hartsfield Jackson Atlanta International Airport in Georgia 19
Sem pagamento, controladores de voo vêm largando o trabalho nos EUA e causando atrasos em grandes aeroportos (Foto: Harrison Keely | Wikimedia)
Por Eduardo Passos
Publicado em 09/10/2025 às 12h00

O setor de aviação dos Estados Unidos vive uma grave crise de controladores de tráfego aéreo — e a situação só piora.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Nos últimos anos, os controladores de voo vêm reclamando de excesso de trabalho e falta de reajustes salariais. Nas últimas semanas, porém, o congelamento de despesas do governo norte-americano fez que sequer os salários devidos fossem pagos.

Por conta disso, os profissionais estão divididos: alguns trabalham ‘de graça’, outros ficam em casa e há até quem esteja recorrendo a bicos para pagar as contas.

Quem disse isso foi o Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, em entrevista coletiva no início da semana.

De acordo com Duffy, a paralisação nos pagamentos coincidiu com uma alta em licenças médicas. O político disse haver relatos de controladores que estão aproveitando os atestados para cumprir jornadas alternativas — como motoristas de aplicativos, por exemplo.

E agora?

Os Estados Unidos têm, com folga, o maior mercado de aviação civil do mundo:  8,4 milhões de voos e 841 milhões de passageiros transportados foram registrados em 2024.

Por conta disso, a falta de controladores é especialmente grave no país, que registrou acidentes por erros na coordenação do tráfego recentemente.

Segundo Sean Duffy, enquanto o Congresso não se entende quanto ao orçamento e libera o dinheiro, a alternativa é uma só: diminuir a capacidade de voos dos aeroportos, causando atrasos.

“Se virmos que há problemas na torre afetando a capacidade dos controladores de coordenar efetivamente o espaço aéreo, reduziremos a frequência de voos e vocês verão mais atrasos e cancelamentos”, disse Duffy. “Estou disposto a fazer isso antes de arriscarmos a vida de alguém no ar.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário