Corretor de imóveis pode ter isenção de IPI na compra de veículos
Para ter direito à dispensa, profissional deverá ter registro no conselho regional e exercer a atividade em caráter de exclusividade
Para ter direito à dispensa, profissional deverá ter registro no conselho regional e exercer a atividade em caráter de exclusividade
O Projeto de Lei 4935/20 isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos comprados por corretores de imóveis. Para conseguir a dispensa, o profissional deverá ter registro no conselho regional de corretores de imóveis e exercer a atividade em caráter de exclusividade, o que exige constantes deslocamentos.
A proposta, do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), tramita na Câmara dos Deputados.
LEIA MAIS
O parlamentar observa que o setor imobiliário é um dos que possuem chance de crescimento em razão da pandemia de Covid-19, já que se recomenda que as pessoas ficassem mais tempo em casa para evitar o contágio – o que pode levar muitas pessoas a mudarem de residência e procurarem um corretor.
“A intermediação de imóveis emprega inúmeras pessoas e gera emprego, renda e desenvolvimento nos mais distantes rincões do País. O automóvel é para o corretor a principal ferramenta de trabalho, razão pela qual estes profissionais necessitam de uma condição especial para ter acesso a um veículo próprio”, defende Nascimento.
O texto inclui a previsão na Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis, que hoje dispensa do imposto pessoas com deficiência e taxistas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sim! Pagamos Creci e trata se de dívida ativa, deve voltar alguma parte %.Acho justíssimo!
Corcordo desde os mesmo, gerem receitas para o governo!!! tive empresa no setor e pagavamos impostos, mas 90 portcento na minha regiao, nunca se pagava nada antes sonegando, assim como taxistas!!! bem vindo ao Brasil..
Muito boa proposta, corretores precisam deste instrumento de apoio de trabalho. Aos que se incomodam, busquem como conseguir se sua atividade merece também. Não fique incomodado com o bem do outro. Abraço!
Sou favorável sim, pra vc que está reclamando vai trabalhar como corretor pra ver o que eles passa. É uma profissão difícil pra caramba. Ser humilhado muita das vezes pelas construtoras e pelos clientes.
Estou aguardando um fato concreto, mas o Dep. Federal Gilberto Nascimento tem muito prestígio e inteligência para atuar em prool de quem precisa.Parabens deputado federal , estamos aguardando um retorno ,em nome dos corretores de imóveis da região de Bauru estamos aguardando um retorno do nobre Parlamentar.
Acho muito justo, essa proposta !!!
Tomara qu seja aprovada !
Absurdo! Deveres, leis e obrigações são para todos. Não pode haver privilégios. Sem sobra de dúvidas os deficientes são as únicas pessoas justas para tal benefício.
Se inveja matasse tinha um monte de mortos nos comentários. Corretor de imóveis todos os dias está desempregado, essa profissão de encontrar o melhor para as pessoas como seu bem mais precioso que é a moradia, é desgastaste. Muitos são corretores não porque gostam, mas porque o mercado de trabalho não dá condições. Tem corretores que são advogados que não conseguem exercer suas funcões. O Brasileiro é invejoso demais, tristeza por isso.
Ótimo! Espero que seja aprovado.
Sou Corretor de imóveis e a anos acompanho a necessidade de lei para isenção IPI para a nossa classe.
Intermediarmos milhões de Reais anualmente e usarmos diariamente o carro para fomentar a economia do país.
Enivaldo Vieira, Blumenau-SC
A inveja é o câncer da humanidade, cada classe que lutem pelos seus direitos.
Boa tarde
Isso e uma vergonha nos representantes comerciais não paramos na pandemia,pagamos imposto e não e pouco e não conseguimos essa isenção.
Então e quem disse que os corretores pararam. Exija que sua categoria também tenha a redução. Não ficar reclamando de um benefício ao seu próximo.
Então e quem disse que os corretores pararam. Exija que sua categoria também tenha a redução. Não ficar reclamando de um benefício ao seu próximo. Só lembrando pagamos vários imposto inclusive para ser corretor e ter creci todo ano pagamos e não é barato , há e isso é independente de ter vendido ou não. Não temos carteira assinada etc… queres se comparar , a tua profissão tu é formado em que mesmo?
Todas as profissões regulamentadas vinculadas a conselhos pagam anuidades, arquitetos e engenheiros ainda pagam RRT e ART para cada serviço executado, logico que cada um vai puxar a sardinha para seu lado, mas ninguém quer abrir mão de benefícios enquanto toda a população paga alta carga tributária.
E ser taxista é doença ? Sou corretor de imóveis de perito avaliador. Rodo em média 4 mil a 5 mil km por mês , nessas estradas que deveriam estar em dia com os Impostos que pagamos. Então pelo que tenho que gerar de manutenção e o que perco na revenda do meu carro pelo alto KM, acho justo sim.
Toda vez que criamos um tipo de regra ou exceção, criamos uma oportunidade de desvios, sonegação e corrupção. O projeto vai totalmente contra o conceito de simplificação tributária. Sem contar, que privilégios criam castas. Sou a favor de cota única no imposto de renda e eliminação de todo e qualquer subsidio tributário ou isenção em qualquer tipo de imposto.
Mais um político aproveitador lesando o contribuinte e o pior que tem apoiadores
Falou pouco, mas disse tudo.
Sou contra este projeto de lei do deputado (também corretor de imóveis há décadas e dono de imobiliária e administradora de imóveis), porque não tem motivos fortes para criar mais uma exceção em isenção de imposto federal e, ainda iria criar um preconceito em relação a outras profissões que também exigem veículo na labuta diária. Em resumo, este deputado já está em campanha demagógica para as próximas eleições e também visando o seu interesse pessoal nesta exceção da lei do IPI..
Exato, todas as profissões tem suas dificuldades: professores da rede publica que precisam ir de uma escola a outra as vezes em menos de 30min, vendedores pracistas como foi comentado aqui, policiais que moram em uma cidade e trabalham em outra e com certeza esse imposto isento terá que ser compensado por outro, ou seja todos nós iremos pagar o “desconto” de forma indireta.
Hipócritas, bando de lobos, não somam, não contribuem e ainda detonam o justo, até quando irão se opor aos direitos alheios, por isso a nação está desse jeito.
Vocês não ajudam ninguém e quando surge um ser que realmente pode ser chamado de humano, que se prontifica a ajudar uma classe, você simplesmente o barra com comentários medíocres, aprendam que somos extorquidos em todos os sentidos, olhem para o valor dos combustíveis, com certeza aprovam também, acordem para vida, HIPOCRITAS!!!
boa. daqui a pouco estamos todos na excessão ao inves de estarmos na regra
Se for de direito tem que ser aprovado mesmo, e bananas aos comentários daqueles que pouco contribuem com os impostos devidos. O corretor de imóveis , qualquer comissão que recebe paga em torno de 27,%% de IRPF.
Paga, é? Se paga é porque recebe. Quer dizer que pagar um imposto dá direito à ser isento de outro? Banana é pra você!
muito bom , espero que aprovem
que cabeça de minhoca , vai abrir mais desvios. e o brasil quebra, estuda melhor antes de aprovar. ei
O Brasil tá quebrado desde 1500. Tira o CRECI e vem ver como é fácil ser corretor!!!
Este parlamentar acha que corretor de imóvel e sinonimo de doença grave?
Ele deve achar que CRECI e abreviatura de cretino com cirrose.
Todo profissional necessita de ferramentas, então computadores, microscópios, tornos, fresas, etc… Deveriam ser isentos tambem
Se for de direito tem que ser aprovado mesmo, e bananas aos comentários daqueles que pouco contribuem com os impostos devidos. O corretor de imóveis , qualquer comissão que recebe paga em torno de 27,%% de IRPF.
Sabe de nada inocente!!! Tenta tirar o CRECI e vem conhecer a profissão. Tenho certeza que vc vai mudar de idéia.