Um caso de roubo de catalisadores paralisou os ônibus escolares em Indiana e forçou o ensino remoto das crianças
Crimes às vezes têm consequências inimagináveis. Um caso no Michigan chamou a atenção por paralisar a rotina de aulas de alunos locais. Mais de uma dúzia de ônibus escolares tiveram seus catalisadores roubados, o que impediu que a frota circulasse. Devido ao caso repentino, o distrito escolar precisou suspender as atividades presenciais e adotar um ensino remoto emergencial.
VEJA TAMBÉM:
O caso ocorreu no estado norte-americano de Michigan. Na manhã da última terça (19), um dos motoristas percebeu um barulho estranho ao ligar o ônibus. Uma rápida inspeção revelou o culpado: criminosos atacaram vários veículos da frota.
O ataque afetou cerca de um terço de toda a frota escolar. Sem transporte suficiente para os alunos, a direção do distrito teve que migrar as aulas de alunos de todos os níveis para o formato EAD.
Já no dia seguinte, alguns ônibus voltaram a circular, mas apenas os alunos da pré-escola e do ensino fundamental retornaram para as atividades presenciais. O episódio trouxe um transtorno enorme para várias famílias do distrito que dependem do transporte público escolar e também dos serviços presenciais das instituições de ensino.
Os componentes desses catalisadores, muitas vezes, são alvos dos criminosos por conta de seus materiais. Metais como a platina, paládio e ródio fazem parte de sua estrutura e são cobiçados no mercado ilegal.
Em poucos minutos, alguém consegue retirar o conversor e revendê-lo. Essas peças ficam no sistema de escapamento dos veículos e têm como função reduzir a emissão de poluentes.
Em veículos grandes, como os ônibus escolares, ficam relativamente expostos, já que estão na parte traseira.
Os ônibus do distrito ficam estacionados em uma área aberta, cercada apenas por árvores e é pouco visível da rua. Essa “garagem” proporcionou o ambiente perfeito para que os criminosos pudessem agir mais facilmente.
Além de afetar a educação local, o roubo trouxe um prejuízo financeiro. Para que a frota volte a rodar normalmente, todas as peças roubadas devem ser substituídas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |