Carro popular? Covid ensinou as montadoras a vender carros caros

Durante a pandemia, montadoras enfrentaram restrições de fornecimento, como a escassez de chips, resultando em vendas de veículos caros

fabrica chevrolet sao caetano do sul linha de montagem vectra corsa classic
Antes, as montadoras priorizavam volume, mas estão trocando por lucros (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 07/06/2023 às 14h02

Com o boom do assunto do carro popular muitas pessoas se esqueceram dos recentes problemas que a indústria automotiva enfrenta pós-COVID: crise de chips e retomada da produção. Ford, General Motors e Stellantis lutam para atender a demanda enquanto os carros chegam aos lotes das concessionárias.

Cada uma das montadoras tinham 63, 47 e 69 dias de estoque de veículos nas concessionárias, respectivamente, no final de março, de acordo com analistas do Deutsche Bank, consideravelmente superior à média geral da indústria de 35 dias de abastecimento. Agora, as montadoras querem manter as opções escassas para os compradores e estão correndo para neutralizar esse acúmulo de estoque para manter o fluxo de lucros.

VEJA TAMBÉM:

“Algumas empresas estão procurando gerenciar os níveis de estoque com tempo de inatividade planejado, como visto nas fábricas de produção da GM em Fort Wayne e Silao”, escreveram analistas do Deutsche Bank em nota de 27 de abril.

Carro popular e a crise de chips

  • Isso é especialmente anormal, principalmente para a indústria automobilística. Antes, as montadoras priorizavam volume e participação de mercado, mas estão trocando ambos por lucros.
  • Durante a pandemia, as montadoras e concessionárias de automóveis não conseguiam produzir carros suficientes devido a restrições de fornecimento, como a escassez de chips, então eles precisaram se acostumaram a vender veículos por preços altos com estoque mínimo em seus lotes.
  • A COVID e a crise de chips mostrou às montadoras as vantagens relacionadas a margens mais altas e vendas reduzidas.
  • À medida que a indústria automobilística se recupera da crise de chips e enfrenta uma desaceleração na demanda do consumidor devido a preocupações econômicas, surge um novo método para lidar com o crescente estoque de veículos: o fechamento temporário e intencional de fábricas. Essa estratégia visa limitar a quantidade de veículos parados.
  • Isso mostra que a nova medida do carro popular pode não ser tão interessante para algumas marcas que passaram a trabalhar com uma margem de lucro maior.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário