Falha curiosa no sistema Uconnect expõe como veículos da Stellantis compartilham tecnologias entre diferentes marcas
Um proprietário de um Jeep Compass procurou assistência técnica após perceber um comportamento inusitado no veículo: o sistema multimídia exibia o logotipo da Fiat durante a inicialização, em vez do da Jeep.
A ocorrência, ainda que curiosa, tem explicação plausível. As marcas Jeep e Fiat pertencem ao mesmo grupo automotivo, a Stellantis, e utilizam a mesma plataforma de infoentretenimento, o sistema Uconnect.
VEJA TAMBÉM:
Modelos como Compass, Renegade e Fiat 500X também compartilham a mesma arquitetura veicular Small Wide. Isso significa compartilhamento de partes mecânicas e, em alguns casos, de sistemas eletrônicos — o que contribui para semelhanças entre seus softwares, que variam apenas em detalhes como cores, fontes e temas visuais adequados a cada marca.
Apesar disso, casos desse tipo são raros. É incomum que um veículo exiba o logotipo de outra marca, mesmo entre montadoras que compartilham tecnologias. Relatos semelhantes são poucos, como o de um Jeep Cherokee que chegou a se identificar como um modelo SRT, ou de proprietários que realizaram modificações no sistema Uconnect e acabaram com o logotipo da Alfa Romeo aparecendo na tela.
No Brasil, a Fiat Titano também causou curiosidade ao revelar o emblema da Peugeot em alguns exemplares.
Especialistas apontam que esse tipo de falha pode estar relacionado a alterações de software, especialmente quando se utiliza ferramentas de diagnóstico como o AlfaOBD. Um erro nesse tipo de programa pode fazer com que o sistema confunda o veículo com outro modelo do mesmo grupo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |