Escassez de arla 32 ameaça o setor de transporte
A ureia é um componente usado como fertilizante e também na produção do arla 32, sem esse líquido os caminhões modernos não funcionam
A ureia é um componente usado como fertilizante e também na produção do arla 32, sem esse líquido os caminhões modernos não funcionam
A situação dos fabricante automotivos está cada vez mais complicada: normas de emissões cada vez mais exigentes aceleram o processo de eletrificação dos veículos, mas a crise dos semicondutores afetou justamente as novas tecnologias que os carros estão adotando. Agora uma escassez de ureia ameaça os veículos leves e pesados com motor à diesel.
Essa falta de ureia está afetando o setor do transporte e fazendeiros. O elemento é usado na produção de fertilizantes e do líquido Arla 32 (também conhecido como AdBlue), usado no controle de emissões de motores diesel modernos.
VEJA TAMBÉM:
A ureia usada nessas aplicações não é a que vem do fígado das pessoas, ela é um subproduto da produção industrial de amônia. Ela é produzida com carvão ou gás natural, tendo a China e a Rússia como principais produtores.
A República Popular da China optou por barrar a exportação desse produto e priorizar o uso interno dele, favorecendo seus fazendeiros e garantindo a produção de alimentos para o país. Caminhoneiros da Coréia do Sul, que é dependente da ureia chinesa, estão tendo que recusar viagens longas por não terem como abastecer o tanque de Arla 32 de seus caminhões.
A Austrália também depende da China, cerca de 80% de sua ureia vem de lá, e está começando a passar por dificuldades. Maior parte do transporte feito no país é através de caminhões. Segundo o jornal The Guardian, toda a cadeia produtiva do país está em risco e podem faltar produtos nas prateleiras dos supermercados.
A Coréia conseguiu negociar um acordo de fornecimento com a China, mas os australianos ainda não conseguiram algum tipo de acordo.
Por ora, a situação continua normal no Brasil. Nosso país produz ureia localmente e importa parte do Irã e do Catar. Porém o volume de importação desse produto está aumentado, devido a alta demanda do agronegócio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por que os carros pequenos e caminhões não usam catalizador potente como nos caminhões feito pra mineração, ele despolui muito bem o ar a Ar emitido e, não necessitava desse Arla!
Se tivéssemos investido em malha ferroviária ao invés de rodoviária, o custo de transporte seria infinitamente menor, além de poder transportar uma quantidade muito maior. Por enquanto, conforme a reportagem, não nos afeta, mas breve veremos nosso país passar algo que nem a Austrália