Cyberlaika: Mistura de Lada Laika e Cybertruck é patenteado na Rússia
Inventor russo registra projeto de sedã inspirado no saudoso Lada Laika com toques de Tesla Cybertruck, motor elétrico
Inventor russo registra projeto de sedã inspirado no saudoso Lada Laika com toques de Tesla Cybertruck, motor elétrico
Durante a Guerra Fria, o serviço de espionagem soviético ficou famoso por arapongar indústrias e governos adversários. Um caso famoso foi o do avião supersônico Tupolev TU-144, que ficou conhecido como Concordski. Os soviéticos teriam tido acesso ao projeto franco-britânico do Concorde, e colocado o avião no ar antes dos franceses e ingleses, em dezembro de 1968. Inclusive, reza a lenda que o famoso fuzil AK-47 foi inspirado em um projeto afanado dos nazistas.
VEJA TAMBÉM:
Mas nada disso se compara à sagacidade de Ivan Sukhar. Morador da cidade de Kursk, no centro da Rússia, ele desenvolveu um projeto que resgata o velho Lada Laika, que lá foi vendido como VAZ-2107, com o estilo retilíneo da picape Tesla Cybertruck.
E Sukhar não apenas desenhou seu carro – sem nome, mas que vamos batizar Cyberlaika – como também registrou sua criação no escritório de patentes da Rússia. À primeira vista o sedã parece com os carrinhos de “Grand Theft Auto III”, devido às linhas retilíneas em excesso. Mas não se trata de uma limitação artística, mas ele quis dar a estética da picape ao velho Laika.
O Cyberlaika mantém a silhueta clássica do Laika, mas recebeu elementos como os para-lamas protuberantes do Cybetruck, assim como rodas com cobertura, como na picape de Elon Musk. O carro ainda prevê maçanetas embutidas, brake light em LED e demais elementos inspirados no modelo da Tesla.
Segundo o inventor, o Cyberlaika será 100% elétrico como o modelo da Tesla, Sukhar não divulgou dados técnicos como capacidade da bateria, potência do motor (ou motores), nem mesmo uma suposta autonomia.
Lançado em 1979 como Lada VAZ-2101, o sedã foi desenvolvido a partir do projeto do Fiat 124. O modelo foi produzido em diversos mercados e saiu de linha definitivamente em 2015, no Egito.
No Brasil, o Lada Laika chegou com a abertura das importações, no início dos anos 1990. Com visual ultrapassado. O modelo ficou em linha por cerca de 5 anos, ao lado de sua derivação perua, assim como o jipe Niva e o hatch Samara.
No entanto, a baixa potência, estilo datado e problemas mecânicos fizeram com que o consumidor perdesse interesse no carrinho. Um dos fatores que prejudicaram o Laika (e seus irmãos) era a incompatibilidade com a gasolina brasileira.
Mas com o Cyberlaika isso não será mais problema. Pelo menos é o que a patente de Ivan Sukhar, que já patenteou outros projetos inspirados em modelos Lada, promete.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |