Inventor russo registra projeto de sedã inspirado no saudoso Lada Laika com toques de Tesla Cybertruck, motor elétrico
Durante a Guerra Fria, o serviço de espionagem soviético ficou famoso por arapongar indústrias e governos adversários. Um caso famoso foi o do avião supersônico Tupolev TU-144, que ficou conhecido como Concordski. Os soviéticos teriam tido acesso ao projeto franco-britânico do Concorde, e colocado o avião no ar antes dos franceses e ingleses, em dezembro de 1968. Inclusive, reza a lenda que o famoso fuzil AK-47 foi inspirado em um projeto afanado dos nazistas.
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Mas nada disso se compara à sagacidade de Ivan Sukhar. Morador da cidade de Kursk, no centro da Rússia, ele desenvolveu um projeto que resgata o velho Lada Laika, que lá foi vendido como VAZ-2107, com o estilo retilíneo da picape Tesla Cybertruck.
E Sukhar não apenas desenhou seu carro – sem nome, mas que vamos batizar Cyberlaika – como também registrou sua criação no escritório de patentes da Rússia. À primeira vista o sedã parece com os carrinhos de “Grand Theft Auto III”, devido às linhas retilíneas em excesso. Mas não se trata de uma limitação artística, mas ele quis dar a estética da picape ao velho Laika.
O Cyberlaika mantém a silhueta clássica do Laika, mas recebeu elementos como os para-lamas protuberantes do Cybetruck, assim como rodas com cobertura, como na picape de Elon Musk. O carro ainda prevê maçanetas embutidas, brake light em LED e demais elementos inspirados no modelo da Tesla.
Segundo o inventor, o Cyberlaika será 100% elétrico como o modelo da Tesla, Sukhar não divulgou dados técnicos como capacidade da bateria, potência do motor (ou motores), nem mesmo uma suposta autonomia.
Lançado em 1979 como Lada VAZ-2101, o sedã foi desenvolvido a partir do projeto do Fiat 124. O modelo foi produzido em diversos mercados e saiu de linha definitivamente em 2015, no Egito.
No Brasil, o Lada Laika chegou com a abertura das importações, no início dos anos 1990. Com visual ultrapassado. O modelo ficou em linha por cerca de 5 anos, ao lado de sua derivação perua, assim como o jipe Niva e o hatch Samara.
No entanto, a baixa potência, estilo datado e problemas mecânicos fizeram com que o consumidor perdesse interesse no carrinho. Um dos fatores que prejudicaram o Laika (e seus irmãos) era a incompatibilidade com a gasolina brasileira.
Mas com o Cyberlaika isso não será mais problema. Pelo menos é o que a patente de Ivan Sukhar, que já patenteou outros projetos inspirados em modelos Lada, promete.
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