Entenda quais atitudes não são adequadas e se você é uma pessoa inconveniente ou sensata ao usar o transporte público
Todos os transportes públicos, seja ele ônibus, metrô, trem, bonde ou até mesmo a balsa, têm suas particularidades e uma espécie de “código de conduta” informal que é seguido por muitos de seus usuários do transporte público. Mas, ainda assim, há aqueles que acabam sendo chatos, inconvenientes ou pouco gentis com as outras pessoas.
Nesse contexto, o “Pod Ônibus”, um podcast que trata sobre desilusões amorosas e o dia a dia de quem pega ônibus, publicou em seu perfil do Instagram, uma série de vídeos com o título: “Será que é de bom tom?”. Os posts viralizados refletem atitudes que podem incomodar dentro do coletivo.
VEJA TAMBÉM:
Confira nesta matéria você toma alguma atitude que “não é de bom tom” ou se seus comportamentos no ônibus são sensatos.
O influenciador começa o vídeo perguntando se as pessoas acham que é de bom tom deixar para procurar o cartão do ônibus apenas na hora em que chega até a catraca. Muitas pessoas deixam para procurar seu passe na hora H, o que acaba atrasando a entrada de todos os passageiros que estão atrás.
Isso normalmente acontece quando a fila está grande e o cartão se encontra perdido nos confins mais profundos da sua bolsa ou mochila. O mesmo se aplica para quem deixa de separar o dinheiro da passagem e precisa contar moedas e notas na correria.
Outro comportamento bastante questionado é o de quem acha que assento de ônibus é sofá de casa. Ao sentar no transporte coletivo, alguns indivíduos acham que podem se acomodar como bem quiserem, sem se importar em incomodar os outros.
Isso inclui espremer a pessoa que está sentado ao seu lado, seja com as pernas muito abertas ou ocupando espaço desnecessário.
A maioria das pessoas gosta de ver vídeos no YouTube, Instagram, TikTok, Facebook e outras redes sociais, mas isso não significa que os outros passageiros ônibus também tenham que ouvir o conteúdo. Não assista vídeos, escute áudios ou faça ligações com o volume alto no transporte público.
Isso não é de bom tom, pois muita gente pega o coletivo cansada do expediente ou de uma noite mal dormida e que pode aproveitar a viagem para descansar. Mas, com o barulho alto do celular alheio isso não é possível, não é mesmo?
Outra atitude apontada pelo perfil do PodÔnibus, que é controversa e gerou discussões nos comentários, consiste em sentar no banco do corredor na intenção de que você possa ficar sozinho no banco.
Muitas pessoas, especialmente mulheres, apontam que preferem sentar sempre no assento corredor, por questão de segurança. Outros usuários defenderam a atitude dizendo que escolhem esse assento, pois pretendem descer do ônibus em breve e não para impedir que outra pessoa se sente junto.
Quando o ônibus está vazio, com vários bancos sem ninguém para ocupá-los, não é de bom tom se sentar justamente ao lado de outra pessoa, a menos que seja um conhecido. Esse tipo de situação é rara para quem pega ônibus em horário de pico, então não estrague a experiência da pessoa que quer ter um pouco mais de conforto e privacidade no coletivo.
O perfil do PodÔnibus ensina uma técnica simples, mas muito efetiva para que ninguém fique incomodado com mau cheiro alheio. Basta fingir que está coçando a nuca, a cabeça ou até mesmo que está arrumando o cabelo para sentir se o odor está aceitável ou não.
Caso não esteja, é aconselhado que você evite segurar a barra próxima ao teto com as duas mãos para não incomodar ninguém ao seu redor.
Por mais que não haja nenhum assento disponível e o ônibus esteja cheio, não é de bom tom se sentar na escada das portas do meio e do fundo do ônibus. Fazendo isso, você atrapalha a saída das pessoas e pode até fazer com que alguém perca o ponto.
E falando em odor, não é nada legal abrir o seu salgadinho, chips ou outras comidas com o odor forte para comer no transporte coletivo. Isso porque a ventilação muitas vezes não favorece e no fim das contas o ônibus inteiro acaba ficando com o cheiro de comida e enjoando outros passageiros.
Nos comentários dos vídeos, usuários trouxeram outros exemplos de comportamentos inconvenientes, veja os mais citados:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
9. NÃO PRECISA-SE DE PORTEIRO!!! É pra aqueles palhaços que ficam exatanente na porta de desembarque, mesmo o ônibus estando com poucos passageiros e vários assentos disponíveis. O sujeito faz questão de ficar bem no caminho de quem vai descer, e ainda faz cara torta quando alguém precisa passar por ele pra conseguir desembarcar