Demanda por aluguel de carros deve crescer 10% no verão, projeta estudo do setor

A intensificação da malha aérea no verão deve ampliar o fluxo de turistas e elevar em 10% a procura por veículos de locadoras em todo o País

estacionamento cheio de veiculos de locadora ou frota da localiza hertz 1
Setor de locação prevê alta impulsionada pelos mais de 111 mil voos programados para a temporada (Foto: Divulgação )
Por Júlia Haddad
Publicado em 21/11/2025 às 10h00

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) projeta um crescimento de 10% na demanda por aluguel de veículos durante a próxima temporada de verão. A estimativa otimista é sustentada diretamente pela expansão da malha aérea: estão programados 111,3 mil voos para o período, volume que deve intensificar o fluxo de turistas e, consequentemente, a busca por mobilidade nos destinos finais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Para a entidade, existe uma correlação direta entre o aquecimento do setor aéreo e o de locação. O aumento no desembarque de passageiros pressiona a demanda tanto nos balcões de atendimento dentro dos aeroportos quanto nas agências situadas em zonas urbanas das cidades turísticas.

Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da Abla, avalia que o fenômeno reflete a busca do viajante por independência no deslocamento. “Seja a partir da retirada do carro no desembarque ou da reserva na cidade, a demanda vai subir diante do aumento da oferta de voos”, afirma o executivo.

VEJA TAMBÉM:

O segmento de “rent a car” (aluguel de curto prazo), voltado predominantemente ao turismo de lazer, viagens corporativas e motoristas de aplicativo, demonstra robustez. Atualmente, essa modalidade responde por 46% da utilização da frota total das locadoras, que soma mais de 1,6 milhão de automóveis no Brasil. De acordo com a Abla, essa frota passa por constantes ciclos de renovação e diversificação, ofertando desde modelos de entrada até SUVs familiares.

O mapa da demanda para o verão aponta concentração no litoral nordestino, com destaque para Aracaju (SE), Porto Seguro, Ilhéus e Salvador (BA), Teresina (PI), Natal (RN) e Fortaleza (CE). No eixo Sul-Sudeste, a procura deve ser mais intensa em Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), acompanhando o reforço logístico das companhias aéreas para estas bases.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário