Designer da Mercedes chama carros da Audi e BMW de ultrapassados

O designer chefe da Mercedes criticou o design da Audi e da BMW, acendendo a rivalidade sobre tecnologia vs tradição

vision oneeleven gordenwagener w1024xh512 cutout (1)
O designer-chefe da Mercedes-Benz, Gorden Wagener (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 11/09/2025 às 12h00

Gorden Wagener, o principal designer da Mercedes-Benz, criticou publicamente o design de carros de duas concorrentes diretas da marca, a Audi e a BMW. As críticas de Wagener reacenderam o debate: será que o futuro do design automotivo está nas telas gigantes ou nos botões físicos?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O designer usou o Audi Concept C e o BMW iX3 para exemplificar sua visão de que o futuro dos carros premium tem sido dominado por interfaces digitais avançadas.

Críticas ao design das concorrentes

A Audi foi a primeira a receber os “comentários” do chefe de design. Ele disse que o novo Audi Concept C “parece que projetaram em 1995” por conta de seu visual datado e pouco tecnológico. Ele continuou dizendo que telas pequenas dão a sensação de um carro menos premium. Mesmo gostando de elementos analógicos, ele sugere que um carro moderno de luxo não pode ignorar uma boa integração digital.

image (24)
Audi Concept C (Foto: Audi | Divulgação)

As críticas também se estenderam à BMW. Wagener considerou o display estreito sob o para-brisa do iX3 inconveniente para leitura e criticou o fato de a tela não ser sensível ao toque. Para ele, isso obriga a manter uma tela central grande, o que deixa a apresentação de dados confusa. Ele desaprovou a tentativa da BMW de manter botões e interruptores físicos, que considera um retrocesso.

image (26)
Novo BMW iX3 (Foto: BMW | Divulgação)

A visão de futuro da Mercedes

A Mercedes tem apostado em telas grandes e controle por voz como um caminho ideal para os carros modernos. O designer-chefe da Mercedes defende que grandes displays são necessários até mesmo para funções de entretenimento.

O exemplo é o Mercedes GLC elétrico, com o enorme Hyperscreen de 99,3 cm, que une o painel de instrumentos, a multimídia central e o visor para o passageiro em uma única peça curva. O Hyperscreen reforça essa aposta da Mercedes em luxo tecnológico total. A empresa vem com essa experiência digital avançada, enquanto a Audi e a BMW experimentam diferentes abordagens, buscando um equilíbrio entre minimalismo digital e usabilidade prática.

image (25)
Mercedes-Benz GLC (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

O público pode ver as declarações de Wagener como mais que apenas opiniões. Elas podem representar uma estratégia de marketing mais agressiva e competitiva. A Mercedes aposta em um caminho em que o luxo e a tecnologia de ponta andam juntos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário