Designer da Mercedes chama carros da Audi e BMW de ultrapassados

O designer chefe da Mercedes criticou o design da Audi e da BMW, acendendo a rivalidade sobre tecnologia vs tradição

vision oneeleven gordenwagener w1024xh512 cutout (1)
O designer-chefe da Mercedes-Benz, Gorden Wagener (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 11/09/2025 às 12h00

Gorden Wagener, o principal designer da Mercedes-Benz, criticou publicamente o design de carros de duas concorrentes diretas da marca, a Audi e a BMW. As críticas de Wagener reacenderam o debate: será que o futuro do design automotivo está nas telas gigantes ou nos botões físicos?

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

O designer usou o Audi Concept C e o BMW iX3 para exemplificar sua visão de que o futuro dos carros premium tem sido dominado por interfaces digitais avançadas.

Críticas ao design das concorrentes

A Audi foi a primeira a receber os “comentários” do chefe de design. Ele disse que o novo Audi Concept C “parece que projetaram em 1995” por conta de seu visual datado e pouco tecnológico. Ele continuou dizendo que telas pequenas dão a sensação de um carro menos premium. Mesmo gostando de elementos analógicos, ele sugere que um carro moderno de luxo não pode ignorar uma boa integração digital.

image (24)
Audi Concept C (Foto: Audi | Divulgação)

As críticas também se estenderam à BMW. Wagener considerou o display estreito sob o para-brisa do iX3 inconveniente para leitura e criticou o fato de a tela não ser sensível ao toque. Para ele, isso obriga a manter uma tela central grande, o que deixa a apresentação de dados confusa. Ele desaprovou a tentativa da BMW de manter botões e interruptores físicos, que considera um retrocesso.

image (26)
Novo BMW iX3 (Foto: BMW | Divulgação)

A visão de futuro da Mercedes

A Mercedes tem apostado em telas grandes e controle por voz como um caminho ideal para os carros modernos. O designer-chefe da Mercedes defende que grandes displays são necessários até mesmo para funções de entretenimento.

O exemplo é o Mercedes GLC elétrico, com o enorme Hyperscreen de 99,3 cm, que une o painel de instrumentos, a multimídia central e o visor para o passageiro em uma única peça curva. O Hyperscreen reforça essa aposta da Mercedes em luxo tecnológico total. A empresa vem com essa experiência digital avançada, enquanto a Audi e a BMW experimentam diferentes abordagens, buscando um equilíbrio entre minimalismo digital e usabilidade prática.

image (25)
Mercedes-Benz GLC (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

O público pode ver as declarações de Wagener como mais que apenas opiniões. Elas podem representar uma estratégia de marketing mais agressiva e competitiva. A Mercedes aposta em um caminho em que o luxo e a tecnologia de ponta andam juntos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário