O designer chefe da Mercedes criticou o design da Audi e da BMW, acendendo a rivalidade sobre tecnologia vs tradição
Gorden Wagener, o principal designer da Mercedes-Benz, criticou publicamente o design de carros de duas concorrentes diretas da marca, a Audi e a BMW. As críticas de Wagener reacenderam o debate: será que o futuro do design automotivo está nas telas gigantes ou nos botões físicos?
VEJA TAMBÉM:
O designer usou o Audi Concept C e o BMW iX3 para exemplificar sua visão de que o futuro dos carros premium tem sido dominado por interfaces digitais avançadas.
A Audi foi a primeira a receber os “comentários” do chefe de design. Ele disse que o novo Audi Concept C “parece que projetaram em 1995” por conta de seu visual datado e pouco tecnológico. Ele continuou dizendo que telas pequenas dão a sensação de um carro menos premium. Mesmo gostando de elementos analógicos, ele sugere que um carro moderno de luxo não pode ignorar uma boa integração digital.
As críticas também se estenderam à BMW. Wagener considerou o display estreito sob o para-brisa do iX3 inconveniente para leitura e criticou o fato de a tela não ser sensível ao toque. Para ele, isso obriga a manter uma tela central grande, o que deixa a apresentação de dados confusa. Ele desaprovou a tentativa da BMW de manter botões e interruptores físicos, que considera um retrocesso.
A Mercedes tem apostado em telas grandes e controle por voz como um caminho ideal para os carros modernos. O designer-chefe da Mercedes defende que grandes displays são necessários até mesmo para funções de entretenimento.
O exemplo é o Mercedes GLC elétrico, com o enorme Hyperscreen de 99,3 cm, que une o painel de instrumentos, a multimídia central e o visor para o passageiro em uma única peça curva. O Hyperscreen reforça essa aposta da Mercedes em luxo tecnológico total. A empresa vem com essa experiência digital avançada, enquanto a Audi e a BMW experimentam diferentes abordagens, buscando um equilíbrio entre minimalismo digital e usabilidade prática.
O público pode ver as declarações de Wagener como mais que apenas opiniões. Elas podem representar uma estratégia de marketing mais agressiva e competitiva. A Mercedes aposta em um caminho em que o luxo e a tecnologia de ponta andam juntos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |