BMW despede do motor V12 com edição limitada do M760Li

Após 35 anos de serviços prestados no topo da gama, a BMW está aposentando o seu motor V12; Uma edição limitada do Série 7 marca a despedida

bmw m760li xdrive emblema v12 em um carro com pintura vinho
Agora o V12 da BMW só virá nos carros da Rolls-Royce (Foto: BMW | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/01/2022 às 08h34

A BMW começou a fazer motores V12 com o Série 7 da geração E32. Esse motor estreou na marca em 1987 e virou uma tradição no sedã topo de linha bávaro. Porém, tudo tem um fim, infelizmente. E o fim do motor V12 na BMW está programado para 2022.

Os alemães não vão matar esse motor discretamente, o Série 7 ganhará uma edição de despedida para o motor V12. Hoje esse propulsor vem apenas no M760i xDrive, versão topo de linha e com pegada esportiva. Esse modelo irá ganhar a edição Final V12 nos mercados onde o motor é disponível (o Brasil fica de fora).

VEJA TAMBÉM:

Essa edição de despedida virá de série com todos os opcionais oferecidos no veículo. Caberá ao proprietário escolher a cor da carroceria e a combinação de couro com madeira para o interior. E são muitas escolhas, ele terá disponível mais de 80 cores do programa de personalização BMW Individual. O comprador ainda levará de brinde um troféu de mesa com identificação da edição especial e trazendo a cor do veículo e do interior.

Um breve histórico do motor V12 na BMW

bmw 750i cofre do motor v12
Esse é o M70, o primeiro motor V12 da BMW

O Mercedes-Benz sempre foi a referência na categoria de sedãs de alto luxo e o BMW Série 7 era apenas um coadjuvante. Os bávaros tentaram ganhar mais destaque nessa categoria com a avançada geração E32, que trouxe inovações como suspensão ativa, controle de tração e faróis com projetor. A cereja do bolo era o motor V12, maior e mais suave que os V8 usados pela Mercedes.

Esse primeiro V12 é chamado M70 e foi feito apenas com o deslocamento de 5 litros. Esse motor trazia bloco de alumínio, acelerador eletrônico, tuchos hidráulicos e uma ECU para cada bancada de cilindros. Na versão original ele rendia 299 cv, a partir de 1992 cresceu para 5.6 e passou a render 380 cv.

bmw 750il preto fazendo curva forte
O Série 7 E32 foi marcado pelas inovações e pelo motor

O motor M70 também foi base para o motor do McLaren F1, que se tornou o carro mais rápido do mundo nos anos 1990. A divisão Motorsport preparou o motor para o superesportivo, dando o nome S70 para o V12. Essa versão mais brava do motor também foi usada em protótipos de LeMans.

O M70 foi o primeiro de quatro motores V12 da marca, em 1993 estreou uma segunda geração desse motor batizada de M73. Esse motor continuava tendo comando simples no cabeçote e duas válvulas por cilindro, mas passou a adotar apenas uma ECU.

Usado até por Rolls-Royce

rolls royce ghost cinza dianteira parado na beira de rodovia
A Rolls-Royce ainda irá usar o V12 da BMW por mais alguns anos

Com o controverso Série 7 E63, desenhado por Chris Bangle, estreou o terceiro motor V12 da BMW: o N73. Esse motor trazia comando duplo, quatro válvulas por cilindro, comando variável Vanos e era um 6.0. Uma versão maior desse motor, com 6,75 litros de deslocamento, foi feita para o Rolls-Royce Phantom.

O N73 foi usado pela Rolls-Royce até 2016, mas no BMW Série 7 foi substituído pelo atual N74 em 2008. A maior novidade desse motor novo era ser biturbo, para ajudar nas emissões e também a render mais potência.

Nos carros da BMW ele era um 6.0, produzindo 544 cv. Na geração atual do Série 7 ele cresceu para 6.6 e produz 610 cv, 0 torque é de 81,5 kgfm. Já a Rolls-Royce tem uma versão 6.75 desse V12 biturbo, com 571 cv e estonteantes 91,7 kgfm.

Apesar da BMW estar aposentando esse motor no Série 7, nada foi dito sobre a linha Rolls-Royce. O motor de 12 cilindros deverá ganhar uma sobrevida na marca de alto luxo, assim como ocorre com o V12 da Mercedes-Benz que ainda é usado pela Maybach.

Fotos: BMW | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
AUGUSTO 19 de janeiro de 2022

NÃO SERIA O CASO DE BOTAR COR: FANTASIA?

Avatar
Deixe um comentário