BMW despede do motor V12 com edição limitada do M760Li

Após 35 anos de serviços prestados no topo da gama, a BMW está aposentando o seu motor V12; Uma edição limitada do Série 7 marca a despedida

bmw m760li xdrive emblema v12 em um carro com pintura vinho
Agora o V12 da BMW só virá nos carros da Rolls-Royce (Foto: BMW | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/01/2022 às 08h34

A BMW começou a fazer motores V12 com o Série 7 da geração E32. Esse motor estreou na marca em 1987 e virou uma tradição no sedã topo de linha bávaro. Porém, tudo tem um fim, infelizmente. E o fim do motor V12 na BMW está programado para 2022.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os alemães não vão matar esse motor discretamente, o Série 7 ganhará uma edição de despedida para o motor V12. Hoje esse propulsor vem apenas no M760i xDrive, versão topo de linha e com pegada esportiva. Esse modelo irá ganhar a edição Final V12 nos mercados onde o motor é disponível (o Brasil fica de fora).

VEJA TAMBÉM:

Essa edição de despedida virá de série com todos os opcionais oferecidos no veículo. Caberá ao proprietário escolher a cor da carroceria e a combinação de couro com madeira para o interior. E são muitas escolhas, ele terá disponível mais de 80 cores do programa de personalização BMW Individual. O comprador ainda levará de brinde um troféu de mesa com identificação da edição especial e trazendo a cor do veículo e do interior.

Um breve histórico do motor V12 na BMW

bmw 750i cofre do motor v12
Esse é o M70, o primeiro motor V12 da BMW

O Mercedes-Benz sempre foi a referência na categoria de sedãs de alto luxo e o BMW Série 7 era apenas um coadjuvante. Os bávaros tentaram ganhar mais destaque nessa categoria com a avançada geração E32, que trouxe inovações como suspensão ativa, controle de tração e faróis com projetor. A cereja do bolo era o motor V12, maior e mais suave que os V8 usados pela Mercedes.

Esse primeiro V12 é chamado M70 e foi feito apenas com o deslocamento de 5 litros. Esse motor trazia bloco de alumínio, acelerador eletrônico, tuchos hidráulicos e uma ECU para cada bancada de cilindros. Na versão original ele rendia 299 cv, a partir de 1992 cresceu para 5.6 e passou a render 380 cv.

bmw 750il preto fazendo curva forte
O Série 7 E32 foi marcado pelas inovações e pelo motor

O motor M70 também foi base para o motor do McLaren F1, que se tornou o carro mais rápido do mundo nos anos 1990. A divisão Motorsport preparou o motor para o superesportivo, dando o nome S70 para o V12. Essa versão mais brava do motor também foi usada em protótipos de LeMans.

O M70 foi o primeiro de quatro motores V12 da marca, em 1993 estreou uma segunda geração desse motor batizada de M73. Esse motor continuava tendo comando simples no cabeçote e duas válvulas por cilindro, mas passou a adotar apenas uma ECU.

Usado até por Rolls-Royce

rolls royce ghost cinza dianteira parado na beira de rodovia
A Rolls-Royce ainda irá usar o V12 da BMW por mais alguns anos

Com o controverso Série 7 E63, desenhado por Chris Bangle, estreou o terceiro motor V12 da BMW: o N73. Esse motor trazia comando duplo, quatro válvulas por cilindro, comando variável Vanos e era um 6.0. Uma versão maior desse motor, com 6,75 litros de deslocamento, foi feita para o Rolls-Royce Phantom.

O N73 foi usado pela Rolls-Royce até 2016, mas no BMW Série 7 foi substituído pelo atual N74 em 2008. A maior novidade desse motor novo era ser biturbo, para ajudar nas emissões e também a render mais potência.

Nos carros da BMW ele era um 6.0, produzindo 544 cv. Na geração atual do Série 7 ele cresceu para 6.6 e produz 610 cv, 0 torque é de 81,5 kgfm. Já a Rolls-Royce tem uma versão 6.75 desse V12 biturbo, com 571 cv e estonteantes 91,7 kgfm.

Apesar da BMW estar aposentando esse motor no Série 7, nada foi dito sobre a linha Rolls-Royce. O motor de 12 cilindros deverá ganhar uma sobrevida na marca de alto luxo, assim como ocorre com o V12 da Mercedes-Benz que ainda é usado pela Maybach.

Fotos: BMW | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
AUGUSTO 19 de janeiro de 2022

NÃO SERIA O CASO DE BOTAR COR: FANTASIA?

Avatar
Deixe um comentário