Detran-CE se posiciona sobre mudança na obtenção da CNH

Proposta do governo federal para flexibilizar exigências na obtenção da CNH enfrenta resistência de especialistas e órgãos estaduais

carros de autoescola baliza tirar cnh exame de direção
De acordo com proposta do Senatran, autoescolas serão opcionais (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 11/08/2025 às 08h00

Uma nova proposta para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem gerado debates em todo o país. A ideia central defendida pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, é permitir que futuros condutores possam realizar o processo de habilitação sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola, tornando as aulas teóricas e práticas facultativas.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Com isso, o candidato teria a opção de estudar por conta própria e agendar diretamente os exames junto ao Detran, o que poderia reduzir os custos e ampliar o acesso à habilitação, especialmente para pessoas de baixa renda. No entanto, especialistas alertam para os riscos dessa flexibilização, destacando a importância da formação adequada para garantir a segurança no trânsito.

VEJA TAMBÉM:

CNH: processo segue inalterado

Além de entidades de classe que congregam as autoescolas de todo o Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) se posicionou sobre o assunto. O órgão divulgou um comunicado onde informou que o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanece inalterado e que o órgão segue todas as normas e adequações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Desta forma, para iniciar o processo de habilitação, o cidadão deve procurar uma autoescola (Centro de Formação de Condutores) credenciada pelo Detran-CE, onde realizará as aulas teóricas e práticas, essenciais para a formação de condutores conscientes e preparados.

“A educação para o trânsito é fundamental para a redução de sinistros e de mortes nas vias, sendo parte indispensável da formação dos futuros condutores, respeitando sempre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, divulgou o Detran-CE.

Papel relevante das autoescolas

O órgão, ainda, o papel relevante das autoescolas do Ceará, que, segundo ele, desempenham funções sociais, educacionais e econômicas, colaborando ativamente com programas sociais do governo do estado, que ampliam o acesso à CNH e assim contribuem para a inclusão dos cidadãos.

O Detran-CE ainda destacou que “que qualquer alteração neste processo requer um processo de estudo detalhado para que a segurança viária seja sempre a prioridade”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 11 de agosto de 2025

Auto escola no Brasil só serve para uma única coisa: ensinar o aluno a passar na prova do detran! E mais NADA! Não ensinam de fato a dirigir, tanto que existem diversas empresas para treinos para recém habilitados, porque pela auto escola não se aprende nada. Prova viva é minha esposa. fez auto escola renomada em minha cidade, foi reprovada na prova prática do detran (máfia da reprovação), e obteve a CNH sem aprender a dirigir. Eu quem tive que pegar ela e colocar em um veículo para ela ir conduzindo e pegar segurança no trânsito, pois na auto escola só colocava ela pra dirigir em locais tranquilos, mesmo no final do período de “aprendizado”, e treinava mais baliza do que qualquer coisa.

Avatar
Deixe um comentário