Dieselgate: solução da Volkswagen é recusada por corte alemã

A montadora alemã havia remediado o problema com uma atualização de software, porém havia uma brecha nela que permitia o carro poluir além do ideal

volkswagen golf gtd cofre motor diesel 2 0 tdi
Os motores da família EA189 (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/01/2024 às 17h02

Não foi dessa vez que o Dieselgate da Volkswagen acabou. A atualização de software nos motores proposta pela montadora foi recusada pela corte alemã, mantendo os motores diesel EA189 como ilegais.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa atualização de software proposta ainda permite que o gerenciamento eletrônico do motor mude para um mapa mais poluente em temperaturas mais baixas. Foram 62 modelos diferentes do grupo Volkswagen que receberam a correção recusada.

VEJA TAMBÉM:

Com isso, milhões de carro seguem fora das regulamentações de emissões da União Europeia. A Volkswagen ainda não apresentou uma resposta ou outra solução para o Dieselgate.

O motor da Volkswagen envolvido no caso do Dieselgate é o EA189, família de três e quatro cilindros turbodiesel. A versão 2.0 com um ou dois turbos foi oferecida no Brasil na picape média Amarok.

Como funciona a atualização de software

O sistema de recirculação de gases do escapamento, também conhecido como válvula EGR, faz que parte dos gases emitidos pela combustão voltem para a admissão e sejam queimados novamente. Isso faz que a mistura fique mais pobre, mas reduz as emissões de óxido de nitrogênio (NOx). O NOx pode causar problemas respiratórios nas pessoas.

Foi constatado que o software da Volkswagen desativa a válvula EGR dos motores em temperaturas fora da faixa entre 15 e 33°C e também em altitudes acima de 1.000 metros do nível do mar. Com a válvula EGR desativada, o motor emite NOx acima do permitido legalmente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário