Dirigir sem cinto de segurança é a quarta infração de trânsito mais cometida em SP

A não utilização do cinto de segurança nos veículos já rendeu R$ 8,8 milhões em multas só no estado de São Paulo em 2022

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 08/04/2022 às 17h02

Apesar de ser o equipamento de segurança mais importante em um veículo, muitas pessoas simplesmente ignoram ou se esquecem de utilizar o cinto de segurança. Na última semana, o ex-BBB Rodrigo Mussi sofreu um grave acidente de carro e se feriu gravemente, por não estar com o dispositivo de segurança afivelado, e o acontecido levantou discussões sobre a importância do uso do cinto de segurança mesmo quando se está nos bancos de trás, ou no do passageiro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Apesar de o uso ser obrigatório, as multas por dirigir sem o uso do equipamento de segurança se figura em quarto lugar no ranking do Detran-SP das infrações mais cometidas no território paulista. Ela fica atrás apenas das infrações por não transferir o veículo, uso indevido de celular ao volante e dirigir um veículo sem licenciamento.

VEJA TAMBÉM:

A imprudência é tanta, que só no primeiro trimestre de 2022 SP registrou 40 mil multas que foram aplicadas a condutores que não utilizavam o cinto de segurança. Outras cinco mil foram aplicadas porque os passageiros não estavam usando o aparelho de segurança obrigatório.

O Detran-SP ainda afirmou que essa prática vem crescendo nos últimos anos. Tanto que entre 2019 e 2021 as multas por falta do uso do cinto no território paulista cresceram 53,8%. Ao todo, foram 9.927 mil autuações em 2019 contra 138.364 mil em 2021, e 2022 vem forte para quebrar esse recorde.

Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP, reforçou a importância do uso do cinto.

O cinto de segurança, além de obrigatório, é fundamental tanto para o motorista quanto para o passageiro, inclusive para os que sentam no banco traseiro. Em caso de acidente, o equipamento evita lesões graves em até 80% das vezes. É um dispositivo de segurança que salva vidas.

Cinto de segurança salva vidas

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) constatou que, ao afivelar os cintos, a chances de evitar acidentes fatais é de até 45% para quem vai no banco da frente e 75% para os ocupantes do banco traseiro.

Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2021 mostrou que somente 54,6% das pessoas maiores de 18 anos utilizam o cinto no banco de trás. No banco da frente a situação é um pouco melhor, com o estudo mostrando que 79,4% dos ocupantes usam o equipamento de segurança.

Isso mostra que as pessoas ainda tem a sensação de estarem mais seguras quando acomodadas nos assentos traseiros, o que não é verdade. A única maneira de estar mais seguro dentro de um veículo é afivelando o cinto de segurança. Não utilizá-lo é considerado uma infração de natureza grave, prevista no Artigo 167 do CTB. O condutor pode ser punido com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Boris Feldman alerta: não utilizar o cinto de segurança é um erro grave, que pode colocar em risco a vida das pessoas

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 8 de abril de 2022

Dirigir sob efeito de drogas como maconha é até mais perigoso e ninguem quer dara devida atenção a isso….

Avatar
Deixe um comentário