A Ducati revelou no IAA Mobility, em Munique, uma versão da V21L equipada com baterias de estado sólido, tecnologia que promete maior desempenho
As motocicletas elétricas ainda não alcançaram a mesma popularidade dos carros elétricos, mas o setor segue em evolução. O Grupo Volkswagen apresentou no IAA Mobility, em Munique, uma superbike Ducati equipada com células de bateria de estado sólido da QuantumScape.
O protótipo, uma versão revisada da Ducati V21L, recebeu 980 células QSE-5 com ânodo de lítio metálico e separador cerâmico. A tecnologia promete ganhos expressivos em densidade energética, carregamento rápido, segurança e durabilidade em relação às baterias de íons de lítio usadas atualmente.
VEJA TAMBÉM:
O CEO Claudio Domenicali destacou a inovação como um passo estratégico para o futuro da marca. “A alta densidade energética alcançada com a tecnologia de estado sólido é perfeita para um veículo de alto desempenho como uma motocicleta esportiva”, afirmou. Por enquanto, o protótipo seguirá em avaliação nas pistas.
A fabricante italiana, controlada pelo Grupo VW, já ocupa posição de destaque na eletrificação, sendo a fornecedora oficial de motos para o Campeonato Mundial de MotoE. Ainda assim, seus modelos de corrida não atingem o mesmo equilíbrio de peso e autonomia das versões a combustão, lacuna que a bateria de estado sólido busca preencher.
A Ducati ainda não divulgou dados de peso ou autonomia do modelo experimental, mas projeta que, com novos testes e aperfeiçoamentos, a tecnologia poderá ser aplicada em motocicletas homologadas para as ruas.
A parceria entre VW e QuantumScape, iniciada há mais de uma década, reforça que os testes da Ducati vão além do universo das duas rodas. A superbike serve também como laboratório móvel para acelerar o desenvolvimento de baterias destinadas a veículos elétricos de passeio, aproximando o grupo alemão de sua aposta na mobilidade elétrica de próxima geração.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |