Ducati apresenta superbike com bateria desenvolvida pelo grupo VW

A Ducati revelou no IAA Mobility, em Munique, uma versão da V21L equipada com baterias de estado sólido, tecnologia que promete maior desempenho

Motocicleta elétrica ducati
Protótipo V21L usa células da QuantumScape e pode abrir caminho para a próxima geração de motos esportivas elétricas (Foto: Ducati | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 22/09/2025 às 15h00

As motocicletas elétricas ainda não alcançaram a mesma popularidade dos carros elétricos, mas o setor segue em evolução. O Grupo Volkswagen apresentou no IAA Mobility, em Munique, uma superbike Ducati equipada com células de bateria de estado sólido da QuantumScape.

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O protótipo, uma versão revisada da Ducati V21L, recebeu 980 células QSE-5 com ânodo de lítio metálico e separador cerâmico. A tecnologia promete ganhos expressivos em densidade energética, carregamento rápido, segurança e durabilidade em relação às baterias de íons de lítio usadas atualmente.

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O CEO Claudio Domenicali destacou a inovação como um passo estratégico para o futuro da marca. “A alta densidade energética alcançada com a tecnologia de estado sólido é perfeita para um veículo de alto desempenho como uma motocicleta esportiva”, afirmou. Por enquanto, o protótipo seguirá em avaliação nas pistas.

A fabricante italiana, controlada pelo Grupo VW, já ocupa posição de destaque na eletrificação, sendo a fornecedora oficial de motos para o Campeonato Mundial de MotoE. Ainda assim, seus modelos de corrida não atingem o mesmo equilíbrio de peso e autonomia das versões a combustão, lacuna que a bateria de estado sólido busca preencher.

A Ducati ainda não divulgou dados de peso ou autonomia do modelo experimental, mas projeta que, com novos testes e aperfeiçoamentos, a tecnologia poderá ser aplicada em motocicletas homologadas para as ruas.

A parceria entre VW e QuantumScape, iniciada há mais de uma década, reforça que os testes da Ducati vão além do universo das duas rodas. A superbike serve também como laboratório móvel para acelerar o desenvolvimento de baterias destinadas a veículos elétricos de passeio, aproximando o grupo alemão de sua aposta na mobilidade elétrica de próxima geração.

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