E-JT 12,5: JAC anuncia caminhão médio elétrico por R$ 699 mil
JAC lança no Brasil o E-JT 12,5, caminhão de porte médio que se junta à gama de veículos elétricos da marca. Autonômia pode chegar a 250 km
JAC lança no Brasil o E-JT 12,5, caminhão de porte médio que se junta à gama de veículos elétricos da marca. Autonômia pode chegar a 250 km
Em 2019 a JAC Motors optou por seguir o caminho da eletrificação no Brasil e, três anos depois, acaba de lançar por aqui o E-JT 12,5, primeiro caminhão médio totalmente elétrico da marca. Com isso, o modelo comercial se junta à gama de outros 10 veículos 100% movidos à eletricidade da marca chinesa.
De acordo com a JAC, o E-JT 12,5 surgiu a partir de pedidos de clientes que precisavam de um caminhão elétrico com Peso Bruto Total (PBT) maior do que o iEV1200T, para cumprir alguns serviços que exigiam maior capacidade de carga.
VEJA TAMBÉM:
“Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade.
Além da boa capacidade de carga útil o caminhão elétrico da JAC – assim como em todos os carros elétricos – também é econômico quando coloca na ponta do lápis o preço por km rodado. Em condições de PBT (8,6 toneladas), a autonomia é de até 180 km, mas pode se estender para 250 km caso esteja circulando sem carga.
Segundo a fabricante o custo médio para recarregar totalmente uma bateria, que totaliza 107 kWh, fica na bagatela de R$65,99 – ou R$0,46 por km rodado. Mas essa aferição foi feita considerando o estado de São Paulo, em que a energia tem um custo médio de R$ 0,65 por kWh.
A velocidade de carregamento é satisfatória. Se estiver com 20% de carga e for ligado a um carregador tipo wallbox (corrente AC), que libera 7 kWh, o Jac E-JT 12,5 precisará de 13 horas para completar sua bateria. Quando equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação de 20-100% será realizada em 55 minutos.
O motor elétrico desenvolve 235 cv de potência, com 107 kgfm de torque. A Jac afirma que em condições de PBT, o E-JT 12,5 não tem dificuldades para arrancar em rampas com até 20% de inclinação.
Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio de duas marchas com acionamento automático. A primeira marcha auxilia para tirá-lo da imobilidade, com redução de 2,77:1. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica. Próximo ao 30 km/h, a segunda marcha, que é engrenada automaticamente e oferece relação de 1:1, entra em ação.
Como principais itens, ele possui air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC).
O modelo também vem com Auto Hold (imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão.
O JAC E-JT 12,5 pode ser adquirido pela bagatela de R$ 699.900.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |