Por que a Electronic Arts matou Project CARS e colocou Dirt na mira?
Depois de descontinuar a franquia "Project CARS", Electronic Arts agora mira sua foice em na franquia de rali "Dirt"
Depois de descontinuar a franquia "Project CARS", Electronic Arts agora mira sua foice em na franquia de rali "Dirt"
Quem curte games de corrida deve estar furioso com a Electronic Arts. Na terça-feira (8), a Slightly Mad Studios, comunicou pelo Twitter que a franquia “Project CARS” será encerrada.
Agora, a nova vítima da EA pode ser “Dirt”, série que surgiu em 2008 para renomear a franquia “Colin McRae Rally”, pouco depois da morte do piloto escocês, em setembro de 2007.
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Electronic Arts e nem a Codemasters (estúdio responsável pela série) não confirmam se “Dirt” teve ou não fim decretado. Mas fato é que fontes ligadas às empresas revelam que o game está com os dias contados e que, internamente, o game já morreu.
Um dos principais fatores para o possível encerramento de “Dirt” é o fato de a Codemaster ter adquirido, em 2020, a licença de produção do game oficial do Mundial de Rali (WRC) a partir de 2023. A vigência do contrato é de cinco anos, ou seja cinco edições da série.
Com a conta do jogo oficial, não fazia sentido manter uma série paralela. Uma mostra é que desde “Dirt 5”, a franquia caiu em esquecimento. O que se sabe é que “WRC 23” terá irá agregar diferentes modalidades das provas de rali. Além do WRC, WRC2 e WRC Júnior, também terão as categorias de acesso como Kitcar e H1.
Especulações também indicam que permitirá que jogador construa seu próprio carro. Assim, é bastante provável que os “recursos” para financiar o projetinho venham da compra de créditos dentro do game. Fator que faria o jogo mais rentável, uma vez que as microtransações se tornaram uma das principais fontes de receita da indústria.
O que ninguém sabe é quando o game será lançado e para quais plataformas. Mas é certo que o jogo terá edições para PC, PS5 e Xbox Series X/S.
Inclusive as licenças de “WRC” e “F1” foi um dos fatores que fizeram a EA pagar US$ 1,2 bilhão, em fevereiro de 2021, pela aquisição da Codemasters, que já era dona da Slightly Mad Studios.
Com a faxina, a Electronic Arts terá sob sua tutela as franquias “F1”, “WRC”, “Need For Speed” e “Grid”. Com as quatro, ela preenche diferentes perfis de público, pois os games oficiais oferecem pilotagem mais realista, enquanto “Grid” é um game mais próximo do “Simcade”, enquanto o “NFS” é totalmente arcade.
— Slightly Mad Studios (@slightlymadteam) November 8, 2022
Comunicado da Slightly Mad Studios, publicado na terça-feira (8) confirma fim de “Project CARS”.
Assim, “Project CARS” e “Dirt” ficaram sem espaço na planilha da distribuidora, principalmente depois de terem tido desempenho ruim. “Project CARS 3” vendeu 86% a menos que a previsão inicial de lançamento. Em seu primeiro final de semana, comercializou menos de 3 mil unidades no Reino Unido.
A qualidade e jogabilidade do game também foram contestadas pelos jogadores, devido a falta de realismo e desafios das edições anteriores. Com “Dirt 5”, as reações também não foram favoráveis. O game foi considerado com um dos piores da franquia. Tudo isso pesou na hora de dar sequência nas séries ou aposentá-las.
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Colin McRae Rally, seríe de games que deu origem a Dirt era muito melhor, se perderam nos Dirt 4 e 5, a salvação está no Dirt Rally 2.0 de 2019, esse sim mereçe lugar de honra no universo dos games.
Dirt Rally 2.0 é espetacular, mas sem volante é praticamente impossível manter o carro alinhado. Todos os dias, ele me desafia (e me vence). hahahaha