HP Tuners foi a responsável pela quebra de código do ECU até então considerado inviolável por sua arquitetura
A ultima geração do clássico esportivo Ford Mustang (S650) foi lançada em 2024, mas nem por ser recente e com uma tecnologia de software “impenetrável” ela ela escapou dos “tunadores”. O modelo já teve sua Unidade de Controle Eletrônico (ECU) descriptografada por especialistas do ramo
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A HP Tuners foi a responsável pela quebra de código no ECU MG1CS036, até então considerado inviolável por conta da arquitetura FNV criada pela Ford.
A motivação do feito seria coordenar o funcionamento de componentes personalizados, como superchargers não padronizados.
Agora, com o desbloqueio, a indústria passa a ter a capacidade de calibrar diretamente os módulos de fábrica. Isso permite, por exemplo, ajustes para diferentes tipos de combustível e a reprogramação das trocas de marcha da transmissão automática.
Segundo a HP Tuners, o desbloqueio abriu caminho para a recalibração de motores V8 de 5,0 litros, como os instalados no Mustang GT e no Mustang Dark Horse.
A Ford, por sua vez, afirma que a proteção do sistema não tem como intuito restringir o trabalho de preparadores independentes, mas sim a segurança cibernética. Isso porque o Mustang possui conexão à internet, permitindo atualizações de software sem fio, o que exige medidas mais rigorosas para evitar acessos remotos não autorizados.
No fim das contas, os tunadores conseguiram extrair do Ford Mustang mais 30 cv e 22 kgfm de torque.
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