Elon Musk é processado por produtores de filme

O empresário sul-africano se inspirou tanto em filmes que está sendo acusado de plágio por uma produtora e foi criticado por um diretor

tesla robotaxi prototype
A apresentação do táxi robô foi o alvo da polêmica (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/10/2024 às 12h06

Não é mais mistério que Elon Musk é fã do estilo Cyberpunk, principalmente do filme Blade Runner. A produtora da sequência desse filme icônico, Blade Runner 2049, processou o empresário sul-africano por uso indevido de imagens geradas por inteligência artificial (IA) plagiando cenas do filme.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A imagem foi usada durante a apresentação do Cybercab, o conceito do táxi robô que Musk vem prometendo há mais de 10 anos. Segundo a Alcon Entertainment, produtora de Blade Runner 2049, a Tesla infringiu várias propriedades intelectuais do filme e ainda cometeu endossamento falso.

spinner peugeot blade runner 2049 2
A cena plagiada foi essa, que por sinal utiliza um carro feito pela Peugeot para o filme (Foto: Warner Bros | Reprodução)

VEJA TAMBÉM:

No processo consta que Elon Musk havia pedido a Warner Brothers Discovery para usar cenas de Blade Runner 2049 na apresentação. A produtora recusou o uso.

Ela justificou alegando que não quer ter a imagem do filme ligada ao empresário pois ele está fazendo campanha eleitoral para Donald Trump, não quer se envolver com política. Ele também é acusado de praticar discursos de ódio. Para contornar essa negativa e cumprir os desejos de Musk, foi usada uma imagem gerada por AI replicando a cena.

O empresário respondeu a essa notícia de forma bastante madura em seu perfil no X (antigo Twitter): disse que o filme é ruim. Isso contradiz outras falas de Elon Musk, que em 2023 disse que a picape Tesla Cybertruck é algo que o “blade runner” (sic) dirigiria. Quem já viu o filme sabe que esse é o nome de uma profissão, não o do personagem.

Essa não é foi a única polêmica com a indústria do cinema que Elon Musk arrumou nessa apresentação do Cybercab. O evento foi chamado de “We, Robot” (nós, robôs em tradução livre), em referência ao título do filme e livro Eu, Robô.

Segundo o Hollywood Reporter, o diretor do filme, Alex Proyas, também acusou Elon Musk de plágio e pediu para o empresário “devolver seus desenhos”. A estética do robô, do táxi autônomo e do ônibus da Tesla é bastante parecida com a usada no filme Eu, Robô.

Outro cineasta, que trabalhou com Proyas, xingou Musk nas redes. Apesar disso, a dupla não processou o empresário como foi feito pela produção de Blade Runner 2049.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mag 1 de novembro de 2024

Falar o “policial” seria errado então, já que policial é uma profissão e não um personagem…putz. melhora aí redator

Avatar
BasakseverCommunist 31 de outubro de 2024

De forma infantil?

Avatar
Deixe um comentário