Empresa do Canadá está desenvolvendo encosto de cabeça que se reposiciona automaticamente para reduzir os impactos de uma colisão traseira
Muitos motoristas e passageiros desconhecem a verdadeira função do encosto de cabeça e acreditam que o item é exclusivamente para proporcionar mais conforto aos ocupantes do veículo. De fato, ele também serve para isso, mas o que muita gente não sabe é que ele é um aparato de segurança importantíssimo em casos que o carro é atingido na traseira.
Hoje, quando acidentes como esse acontecem, o movimento do próprio corpo é responsável por deixar a cabeça próxima ao encosto e evitar que lesões graves aconteçam.
VEJA TAMBÉM:
Apesar do método reduzir consideravelmente a gravidade dos acidentes, a Windsor Machine Group quer tornar o mecanismo ainda mais eficiente através de um encosto de cabeça inteligente.
Batizado de True Active, a base do funcionamento do encosto de cabeça inteligente consiste em perceber a colisão momentos antes de ela acontecer. Após perceber a ameaça, o dispositivo se reposiciona rapidamente de forma que o impacto sobre o pescoço do ocupante seja reduzido.
Os motores responsáveis por movimentar o encosto são ligados a uma câmera e a sensores no para-choque traseiro. A partir disso, cabe a um software interpretar quando a colisão está para acontecer.
Quando detectada, o encosto leva sete décimos de segundo para se aproximar da cabeça dos motoristas e passageiros, reduzindo as chances de lesões na coluna, por exemplo.
A tecnologia já passou por alguns testes e a empresa está examinando dados coletados de veículos que serviram como cobaia. Os resultados da experiência devem ficar prontos em setembro deste ano.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |