Estudo revela que estradas não estão prontas para carros elétricos
Especialista norte-americano afirma ser necessária a modernização dos sistemas de segurança nas rodovias com o aumento dos carros elétricos
Especialista norte-americano afirma ser necessária a modernização dos sistemas de segurança nas rodovias com o aumento dos carros elétricos
Este ano, o Midwest Roadside Safety Facility da Universidade de Nebraska-Lincoln divulgou um estudo preocupante sobre a eficácia dos guardrails nas estradas dos EUA. Especialistas realizaram testes de colisão envolvendo uma picape Rivian R1T e um sedã Tesla Model 3, levantando questões sérias sobre a adequação dos atuais sistemas de proteção para lidar com o crescente número de veículos elétricos (EVs) nas rodovias.
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De acordo com o estudo, os EUA registram mais de 100.000 acidentes de “run-off-road” anualmente. Nestes incidentes, os veículos colidem com estruturas de segurança, como guardrails, que são essenciais para manter os carros na estrada e prevenir acidentes mais graves, como invasão de tráfego contrário ou quedas em desníveis acentuados.
Além disso, o instituto está investigando a eficácia das medidas de proteção militar dos EUA contra veículos hostis, incluindo EVs. O estudo revela que acidentes envolvendo veículos elétricos ocorrem na mesma frequência e velocidade que os envolvendo veículos movidos a gasolina, ressaltando a urgência de adaptar os sistemas de segurança para esta nova realidade.
Cody Stolle, diretor assistente do Midwest Roadside Safety Facility, destacou a necessidade urgente de abordar essa questão. “À medida que o número de EVs nas estradas aumenta, a proporção de acidentes de saída de estrada envolvendo EVs também aumentará.”
Os testes realizados pelo Midwest Roadside Safety Facility envolveram um novo sistema de guardrail, similar aos já instalados em muitas estradas dos EUA, mas projetado para ser mais barato e de alto desempenho, visando minimizar rupturas e capotamentos.
No entanto, os resultados foram alarmantes. Um Rivian R1T, viajando a 100 km/h, rompeu a proteção e teve pouca redução na velocidade, enquanto um Tesla Model 3 levantou o guardrail e passou por baixo dele.
Com um peso de 3242 kg, a Rivian R1T mostrou que as barreiras modernas não estão preparadas para suportar o impacto de veículos elétricos de grande porte em alta velocidade.
Os motoristas de veículos elétricos devem estar cientes de que, nas estradas dos EUA, os guardrails e outras barreiras instaladas podem não ser eficazes para mantê-los em zonas seguras, destacando a necessidade de modernização dos sistemas de segurança viária.
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