Estudo aponta que dependência do carro pode te deixar infeliz

Estudo mostrou que depender do carro em mais de 50% das viagens pode reduzir sua satisfação com a vida, apontando os limites dessa comodidade

transito motoristas estresse stress 1
Solução para esse problema precisa ser mais abrangente de acordo com a pesquisadora (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 04/01/2025 às 13h00

Moradores de áreas urbanas desfrutam da praticidade de encontrar lojas e serviços a poucos passos de casa, enquanto quem vive em regiões mais afastadas enfrenta longas distâncias para acessar mercados ou postos de gasolina. Essa diferença geográfica pode ter impacto direto na qualidade de vida, aponta um novo estudo que relaciona a dependência do carro a uma queda na satisfação pessoal.

Focado em adultos de áreas urbanas e suburbanas, o estudo identificou um “limiar de dependência do carro” que influencia negativamente a satisfação com a vida. Segundo os pesquisadores, “além de certo ponto, maior dependência do carro está associada a uma redução na satisfação pessoal”.

VEJA TAMBÉM:

O ponto crítico ocorre quando a dependência do carro ultrapassa 50% das atividades fora de casa, resultando em menor satisfação. No entanto, em algumas circunstâncias, o carro pode contribuir positivamente para a qualidade de vida.

Dependência do carro

De acordo com o The Guardian, a autora principal do estudo, Rababe Saadaoui, afirmou: “Usar um carro às vezes aumenta a satisfação com a vida, mas, se você tiver que dirigir muito mais do que isso, as pessoas começam a relatar níveis mais baixos de felicidade”. Ela também destacou: “A dependência extrema do carro tem um custo, a ponto de as desvantagens superarem os benefícios”.

Embora a solução mais imediata pareça ser se mudar para áreas com mais opções de transporte, o estudo defende uma abordagem mais abrangente. Ele incentiva planejadores urbanos e tomadores de decisão a adotarem “padrões de multimodalidade e uso do solo que ajudem a reduzir a dependência do carro e seus possíveis efeitos negativos no bem-estar”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Célio 5 de janeiro de 2025

Precisando ou não, saio de carro todos os dias, simplesmente para dar “uma voltinha”.
Carro é vida e não consigo me imaginar sem ele.

Avatar
Antonio Pereira 4 de janeiro de 2025

Realmente, andar de transporte público ou a pé deixa qualquer pessoa normal depressiva.

Avatar
Deixe um comentário