Estudo indica que 85% das montadoras da China vão falir até 2030

Das 137 marcas de veículos elétricos que operam na China, apenas 19 estarão lucrando até o final desta década, conforme previsão da Alixpartners

CARRO ELÉTRICO CHINES BRASIL
Trabalhadores chineses podem realizar até 140 horas extras por mês (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 17/07/2024 às 19h02

Não é segredo para ninguém que as montadoras ocidentais estão com medo da movimentação rápida e agressiva nos preços dos veículos vindos da China. No entanto, o que é menos conhecido é que muitas marcas chinesas de veículos elétricos (EV) também estão sentindo a pressão dos concorrentes do próprio país, e com razão. Especialistas da Alixpartner acreditam que apenas 1 em cada 7 empresas atualmente no mercado ainda estará lucrando ao final desta década.

Atualmente, há impressionantes 137 marcas de carros elétricos operando na China, de acordo com a empresa que realizou o estudo, mas os analistas da consultoria acreditam que apenas 19 delas terão lucro até 2030. A alta taxa de rotatividade prevista deve-se à intensa guerra de preços que tem ocorrido nos últimos anos no mercado interno da China, e que não mostra sinais de redução.

VEJA TAMBÉM:

BYD estabelece dominância

Empresas como a BYD possuem margens que lhes permitem reduzir os preços repetidamente, aproveitando-se de concorrentes cujas margens não são tão altas e são obrigados a cortar seus próprios preços para permanecer competitivos.

A guerra de preços já impactou negativamente algumas marcas chinesas, como a WM Motor, que entrou com pedido de falência em 2023. A Alixpartners prevê que muitas outras possam seguir o mesmo caminho e desaparecer até 2030.

byd dolphin mini 2025 apricity white traseira parado
BYD tem tudo para ser uma das sobreviventes

Analistas preveem que as marcas que não conseguirem ser lucrativas serão obrigadas a sair completamente do setor ou a mudar de estratégia, focando apenas em uma pequena fatia do mercado automobilístico, conforme relata a Bloomberg.

Enquanto isso, empresas como BYD e Tesla estão consolidando suas posições. No mês passado, especialistas da Alixpartners afirmaram que esperam que as montadoras chinesas capturem 33% do mercado global de carros até 2030.

Um detalhe surpreendente destacado no último relatório refere-se à quantidade de horas extras que os trabalhadores chineses podem realizar em fábricas de automóveis operadas por novas marcas de veículos elétricos.

Segundo o relatório, esses trabalhadores podem realizar até 140 horas adicionais por mês, em comparação com um máximo de 20 horas para trabalhadores em fábricas que produzem carros para montadoras tradicionais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário