Para Bob Lutz, sucesso de vendas da montadora alemã persiste apesar dos erros estéticos, sustentado apenas pela força da marca no segmento premium
Bob Lutz, ex-vice-presidente global de vendas da BMW e uma das figuras mais respeitadas da indústria automotiva, disparou duras críticas à atual identidade visual da montadora alemã. Em entrevista recente ao portal BimmerLife, o executivo classificou o design dos novos modelos como “horrível” e sugeriu que o sucesso comercial da marca se deve exclusivamente à inércia de seu prestígio, e não à qualidade estética dos produtos.
VEJA TAMBÉM:
Conhecido pela franqueza habitual, Lutz, que tem 92 anos, focou sua análise nas controversas grades dianteiras gigantes e nas linhas angulares adotadas nos últimos lançamentos. Segundo ele, a direção de arte perdeu a elegância funcional que historicamente definiu os veículos bávaros.

“Algumas das frentes são horríveis. Exageradas, com aquele visual steampunk, parecendo grandes placas octogonais de ferro fundido rebitadas ao carro”, afirmou Lutz. Para o executivo, o problema é estrutural: “As proporções estão erradas, as linhas estão erradas, os detalhes estão errados”.
A crítica de Lutz vai além da estética e toca no comportamento do consumidor. Ele argumenta que a lealdade à marca cegou o mercado. “Acho difícil acreditar que as pessoas achem isso apelativo. Francamente, esses carros estão sendo comprados apenas porque as pessoas esperam um veículo premium e querem ostentar o emblema”, completou.

As palavras de Lutz carregam peso devido ao seu histórico na empresa. Durante sua gestão na década de 1970, ele foi peça-chave na criação da BMW Motorsport (atual Divisão M) e supervisionou o lançamento de ícones como a Série 3 (geração E21) e a Série 7. Após deixar a BMW, Lutz acumulou passagens de destaque pela Ford, Chrysler e, mais recentemente, ocupou a vice-presidência da General Motors, de onde se aposentou em 2010.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|