Ex-executivo da BMW classifica design atual da marca como ‘horrível’ e critica diretores

Para Bob Lutz, sucesso de vendas da montadora alemã persiste apesar dos erros estéticos, sustentado apenas pela força da marca no segmento premium

bmw vision neue klasse 54
Para o ex-executivo, os novos modelos da BMW estão sendo comprados mais pela força da marca do que pela estética (Foto: BMW | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 25/12/2025 às 11h00

Bob Lutz, ex-vice-presidente global de vendas da BMW e uma das figuras mais respeitadas da indústria automotiva, disparou duras críticas à atual identidade visual da montadora alemã. Em entrevista recente ao portal BimmerLife, o executivo classificou o design dos novos modelos como “horrível” e sugeriu que o sucesso comercial da marca se deve exclusivamente à inércia de seu prestígio, e não à qualidade estética dos produtos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Conhecido pela franqueza habitual, Lutz, que tem 92 anos, focou sua análise nas controversas grades dianteiras gigantes e nas linhas angulares adotadas nos últimos lançamentos. Segundo ele, a direção de arte perdeu a elegância funcional que historicamente definiu os veículos bávaros.

Design “Steampunk” e proporções erradas

2023 bmw xm
BMW XM foi um dos modelos criticados pelo executivo (Foto: BMW | Divulgação)

“Algumas das frentes são horríveis. Exageradas, com aquele visual steampunk, parecendo grandes placas octogonais de ferro fundido rebitadas ao carro”, afirmou Lutz. Para o executivo, o problema é estrutural: “As proporções estão erradas, as linhas estão erradas, os detalhes estão errados”.

A crítica de Lutz vai além da estética e toca no comportamento do consumidor. Ele argumenta que a lealdade à marca cegou o mercado. “Acho difícil acreditar que as pessoas achem isso apelativo. Francamente, esses carros estão sendo comprados apenas porque as pessoas esperam um veículo premium e querem ostentar o emblema”, completou.

Autoridade histórica

Bob Lutz ex vice presidente da bmw
Bob Lutz, ex-vice-presidente da BMW (Foto: Reprodução)

As palavras de Lutz carregam peso devido ao seu histórico na empresa. Durante sua gestão na década de 1970, ele foi peça-chave na criação da BMW Motorsport (atual Divisão M) e supervisionou o lançamento de ícones como a Série 3 (geração E21) e a Série 7. Após deixar a BMW, Lutz acumulou passagens de destaque pela Ford, Chrysler e, mais recentemente, ocupou a vice-presidência da General Motors, de onde se aposentou em 2010.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário