Projeto de Lei prevê que os procedimentos exigidos para a renovação da habilitação de condutores de baixa renda sejam custeados pelo SUS
Para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagar a taxa, o motorista deve realizar o exame médico. Essa etapa não é barata e costuma pesar no orçamento, especialmente dos motoristas de baixa renda, por isso existem algumas iniciativas para tornar a renovação da carteira de motorista mais acessível.
Exemplo disso é o Projeto de Lei 2683/2025 que propõe a criação de um benefício no Sistema Único de Saúde (SUS) para custear, de forma gratuita, os exames obrigatórios para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto de autoria do deputado João Daniel (PT/SE) explica que a iniciativa é destinada aos condutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
VEJA TAMBÉM:
O projeto ainda aguarda análise nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, seguirá para o Senado e, posteriormente, para sanção presidencial.
Em primeiro lugar, para ter direito a gratuidade, é preciso que o condutor atenda a pelo menos uma das seguintes condições:
A verificação desses critérios acontecerá preferencialmente por meio eletrônico, com consulta automática a bases de dados oficiais, como o CadÚnico e registros de emprego e renda. Caso seja selecionado, o candidato terá a gratuidade dos seguintes exames, exigidos pelo artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
Caso o PL entre em vigor, os procedimentos continuarão sendo realizados por profissionais e clínicas credenciadas pelos Detrans, como já ocorre hoje, mas o pagamento será feito com recursos do SUS.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |