Exame médico para renovar CNH pode ser gratuito pelo SUS

Projeto de Lei prevê que os procedimentos exigidos para a renovação da habilitação de condutores de baixa renda sejam custeados pelo SUS

modelo novo da cnh carteira nacional de habilitacao fisica sendo segurada por jovem
PL está em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda análise das comissões permanentes (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 21/07/2025 às 17h00

Para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagar a taxa, o motorista deve realizar o exame médico. Essa etapa não é barata e costuma pesar no orçamento, especialmente dos motoristas de baixa renda, por isso existem algumas iniciativas para tornar a renovação da carteira de motorista mais acessível.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Exemplo disso é o Projeto de Lei 2683/2025 que propõe a criação de um benefício no Sistema Único de Saúde (SUS) para custear, de forma gratuita, os exames obrigatórios para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto de autoria do deputado João Daniel (PT/SE)  explica que a iniciativa é destinada aos condutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

VEJA TAMBÉM:

O projeto ainda aguarda análise nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, seguirá para o Senado e, posteriormente, para sanção presidencial.

Como a proposta de renovar a CNH de forma gratuita funciona

Em primeiro lugar, para ter direito a gratuidade, é preciso que o condutor atenda a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com dados atualizados;
  • Ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
  • Ser beneficiário de programas de transferência de renda em âmbito federal, estadual ou municipal;
  • Estar desempregado há mais de seis meses, sem receber seguro-desemprego.

A verificação desses critérios acontecerá preferencialmente por meio eletrônico, com consulta automática a bases de dados oficiais, como o CadÚnico e registros de emprego e renda. Caso seja selecionado, o candidato terá a gratuidade dos seguintes exames, exigidos pelo artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Exame de aptidão física e mental;
  • Avaliação psicológica (quando obrigatória para motoristas com EAR).

Caso o PL entre em vigor, os procedimentos continuarão sendo realizados por profissionais e clínicas credenciadas pelos Detrans, como já ocorre hoje, mas o pagamento será feito com recursos do SUS.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário