Carro explode no Rio, durante abastecimento com GNV
Explosão de carro durante abastecimento, no Rio de Janeiro, reacende o debate sobre os cuidados na hora de instala kits GNV no automóvel
Explosão de carro durante abastecimento, no Rio de Janeiro, reacende o debate sobre os cuidados na hora de instala kits GNV no automóvel
Um carro explodiu na manhã desta terça-feira (26) enquanto estava sendo abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) em um posto de combustíveis na zona norte do Rio de Janeiro. Um homem ferido no episódio encontra-se em estado grave. Uma mulher também foi atingida.
VEJA TAMBÉM:
Câmeras de segurança registraram o momento da explosão. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Salgado Filho e está em estado grave.
Já a mulher foi atendida pelo Hospital Municipal Souza Aguiar e seu quadro é estável. Nas imagens, após a explosão, ela sai caminhando com as mãos no rosto em meio aos destroços.
O carro ficou completamente destruído. A estrutura do posto também foi impactada, mas nenhum frentista foi atingido. Fiscais da prefeitura se deslocaram para o local para organizar o trânsito.
Segundo a Polícia Civil, um procedimento investigativo foi aberto. Peritos estiveram no local e testemunhas estão sendo ouvidas. As imagens gravadas pela câmera de segurança também são analisadas. Entre outras coisas, será investigado qual era o estado de conservação do cilindro de gás do veículo.
Procurada pela Agência Brasil, a concessionária Naturgy informou que é responsável apenas pelo fornecimento do GNV. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi contatado e afirmou que a licença do posto de combustíveis é concedida pela prefeitura.
O Gás Veicular Natural (GNV) se tornou uma alternativa para reduzir o custo do quilômetro rodado. No entanto, ultimamente o preço do metro cúbico do gás tem encarecido bastante. Mas ainda sim é uma opção a mais para quem quer driblar a inflação dos combustíveis.
Qualquer automóvel (com motor a combustão) pode receber um kit GNV. No entanto, a conversão deve ser feita por empresas cadastradas no Inmetro.
Após a instalação do kit, o proprietário deverá levar seu carro para inspeção em uma instituição técnica licenciada (ITL), para validar a segurança do equipamento instalado.
Em seguida, será preciso solicitar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e informar ao Detran a alteração feita no automóvel para que possa constar no novo CRV do veículo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quem quiser colocar (e se arriscar) é por conta e risco. Eu quero mais é distância desse tal de GNV. É mais econômico para rodar? Sim, É mais barato para o bolso? Nem tanto se levar em conta os prós e contras e os riscos…