Exportações chinesas de veículos elétricos crescem e avançam sobre mercados globais

Apesar de barreiras comerciais em mercados ocidentais, montadoras chinesas ampliam presença internacional devido a exportação de EVs

BYD DOlphin
Principais países europeus que são compradores assíduos dos veículos chineses são o Reino Unido e a Bélgica (Foto: BYD | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 05/01/2026 às 09h00

O ano de 2025 foi ótimo para o crescimento do mercado chinês em diversos aspectos, principalmente no setor automotivo. No mês de novembro, as montadoras chinesas exportaram 87% a mais de veículos elétricos do que no ano anterior, de acordo com dados extraídos da alfândega chinesa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Dentre os maiores importadores de veículos chineses no último mês, o México segue como país líder, apresentando um aumento de 2.367% nas importações, chegando a quase 20 mil unidades. Em sequência, os demais países que mais importaram foram a Indonésia e a Tailândia, com 17 mil e 13 mil unidades, respectivamente.

VEJA TAMBÉM:

O crescimento do fluxo de exportação de veículos elétricos chineses vem se intensificando e se expandindo para diversos mercados. Seu mercado mais forte e consolidado é o asiático, que, no mês de novembro, concentrou cerca de 71% das exportações de veículos chineses, totalizando 110 mil unidades apenas nesse período. Durante todo o ano de 2025, estima-se que tenham sido exportados cerca de um milhão de carros apenas para a Ásia.

Os mercados europeu e latino-americano ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar. Apesar das diversas medidas para conter o avanço do mercado chinês na Europa, o continente ainda se mantém como um forte comprador, registrando 604 mil veículos importados durante 2025, um crescimento de 12% em relação a 2024, com o Reino Unido e a Bélgica como principais países consumidores.

O aumento da participação chinesa no mercado ocidental, principalmente no europeu, gera preocupação tanto entre os fabricantes locais quanto entre os políticos. As medidas adotadas por esses atores, no entanto, acabam facilitando a inserção e a popularidade dos carros chineses na Europa, além de torná-los uma alternativa para mercados emergentes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário