Volkswagen do Brasil aumenta o volume de exportações em 2024
A montadora alemã envia carros feitos no Brasil para toda a América Latina, com o Polo sendo o mais bem sucedido
A montadora alemã envia carros feitos no Brasil para toda a América Latina, com o Polo sendo o mais bem sucedido
A Volkswagen anunciou que teve recorde em exportações durante o mês de outubro. Foram 12.049 unidades de carros fabricados no Brasil e enviados para outros países, melhor resultado desde abril de 2018, onde exportou 18.752.
Só em 2024 ela já exportou 78.623 carros, um aumento de 48,5% quando comparado ao mesmo período de 2023 e já superando o total do ano anterior. Quem lidera nesse volume é o Polo, que já teve 26.953 unidades exportadas, na segunda posição está a Saveiro com 21.902 unidades, em terceiro é o Nivus (13.188) e em quarto fica o T-Cross (12.932). O Virtus ficou com volume menor pois alguns países, como o México, recebem ele da Índia.
VEJA TAMBÉM:
Os principais mercados da Volkswagen do Brasil são Argentina, México e Colômbia, mas ela também envia carros para Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai.
Esses carros de exportação são bastante similares aos vendidos no Brasil, a principal diferença é não serem flex. Existem algumas configurações exclusivas para outros países, como o T-Cross 170 TSI, o Nivus 170 TSI e o Polo Track com motor 1.6 aspirado. Também há mudanças em nomenclaturas, como o uso de “Trendline” nos modelos que aqui seriam sem nome.
A Volkswagen destaca também que carros feitos em todas as três fábricas brasileiras, São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), vão para outros países. O portfolio dos carros de exportação está atualizado junto do nacional, ou seja, o T-Cross reestilizado e outras novidades já estão a venda além da fronteira.
A Volkswagen do Brasil já exportou carros para os EUA e para a Europa no passado. O Voyage e a Parati foram para a América do Norte como Fox, mais tarde foi a vez do Golf de quarta geração. Já os europeus receberam o nosso Fox como sucessor do Lupo.
A divisão de caminhões também é forte nas exportações atualmente. No passado ela chegou a enviar cabines para os EUA, onde eram vendidos pela Kenworth e pela Peterbilt.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |