Volkswagen do Brasil aumenta o volume de exportações em 2024

A montadora alemã envia carros feitos no Brasil para toda a América Latina, com o Polo sendo o mais bem sucedido

Volkswagen nivus em porto para exportação
O Nivus é um dos que fazem mais sucesso lá fora (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2024 às 13h00

A Volkswagen anunciou que teve recorde em exportações durante o mês de outubro. Foram 12.049 unidades de carros fabricados no Brasil e enviados para outros países, melhor resultado desde abril de 2018, onde exportou 18.752.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Só em 2024 ela já exportou 78.623 carros, um aumento de 48,5% quando comparado ao mesmo período de 2023 e já superando o total do ano anterior. Quem lidera nesse volume é o Polo, que já teve 26.953 unidades exportadas, na segunda posição está a Saveiro com 21.902 unidades, em terceiro é o Nivus (13.188) e em quarto fica o T-Cross (12.932). O Virtus ficou com volume menor pois alguns países, como o México, recebem ele da Índia.

VEJA TAMBÉM:

Os principais mercados da Volkswagen do Brasil são Argentina, México e Colômbia, mas ela também envia carros para Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai.

Esses carros de exportação são bastante similares aos vendidos no Brasil, a principal diferença é não serem flex. Existem algumas configurações exclusivas para outros países, como o T-Cross 170 TSI, o Nivus 170 TSI e o Polo Track com motor 1.6 aspirado. Também há mudanças em nomenclaturas, como o uso de “Trendline” nos modelos que aqui seriam sem nome.

A Volkswagen destaca também que carros feitos em todas as três fábricas brasileiras, São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), vão para outros países. O portfolio dos carros de exportação está atualizado junto do nacional, ou seja, o T-Cross reestilizado e outras novidades já estão a venda além da fronteira.

A Volkswagen do Brasil já exportou carros para os EUA e para a Europa no passado. O Voyage e a Parati foram para a América do Norte como Fox, mais tarde foi a vez do Golf de quarta geração. Já os europeus receberam o nosso Fox como sucessor do Lupo.

A divisão de caminhões também é forte nas exportações atualmente. No passado ela chegou a enviar cabines para os EUA, onde eram vendidos pela Kenworth e pela Peterbilt.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário