Volkswagen do Brasil aumenta o volume de exportações em 2024

A montadora alemã envia carros feitos no Brasil para toda a América Latina, com o Polo sendo o mais bem sucedido

Volkswagen nivus em porto para exportação
O Nivus é um dos que fazem mais sucesso lá fora (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2024 às 13h00

A Volkswagen anunciou que teve recorde em exportações durante o mês de outubro. Foram 12.049 unidades de carros fabricados no Brasil e enviados para outros países, melhor resultado desde abril de 2018, onde exportou 18.752.

Só em 2024 ela já exportou 78.623 carros, um aumento de 48,5% quando comparado ao mesmo período de 2023 e já superando o total do ano anterior. Quem lidera nesse volume é o Polo, que já teve 26.953 unidades exportadas, na segunda posição está a Saveiro com 21.902 unidades, em terceiro é o Nivus (13.188) e em quarto fica o T-Cross (12.932). O Virtus ficou com volume menor pois alguns países, como o México, recebem ele da Índia.

VEJA TAMBÉM:

Os principais mercados da Volkswagen do Brasil são Argentina, México e Colômbia, mas ela também envia carros para Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai.

Esses carros de exportação são bastante similares aos vendidos no Brasil, a principal diferença é não serem flex. Existem algumas configurações exclusivas para outros países, como o T-Cross 170 TSI, o Nivus 170 TSI e o Polo Track com motor 1.6 aspirado. Também há mudanças em nomenclaturas, como o uso de “Trendline” nos modelos que aqui seriam sem nome.

A Volkswagen destaca também que carros feitos em todas as três fábricas brasileiras, São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), vão para outros países. O portfolio dos carros de exportação está atualizado junto do nacional, ou seja, o T-Cross reestilizado e outras novidades já estão a venda além da fronteira.

A Volkswagen do Brasil já exportou carros para os EUA e para a Europa no passado. O Voyage e a Parati foram para a América do Norte como Fox, mais tarde foi a vez do Golf de quarta geração. Já os europeus receberam o nosso Fox como sucessor do Lupo.

A divisão de caminhões também é forte nas exportações atualmente. No passado ela chegou a enviar cabines para os EUA, onde eram vendidos pela Kenworth e pela Peterbilt.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário