F1 GP Interlagos: público está mais jovem e feminino

Na próxima semana, a Fórmula 1 desembarca em São Paulo, para receber um público com uma idade média menor e mais engajado

autodromo interlagos sao paulo
Presença das mulheres no GP de Interlagos cresceu 16% de 2021 para 2024 (Foto: Instagram | Reprodução )
Por Julia Vargas
Publicado em 31/10/2025 às 15h00

Na próxima semana, a Fórmula 1 chega ao Brasil para o GP de Interlagos que acontece no dia nove de novembro. Mas, neste ano, o Autódromo José Carlos Pace, vai receber um público que está se tornando cada vez mais diferente com os passar dos anos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O evento mostra sinais evidentes de renovação nos seus expectadores, eles são: mais jovens, numerosos e com uma maior participação da mulheres. Esses dado foram divulgados pelos organizadores da corrida em um evento no autódromo.

VEJA TAMBÉM:

As estatísticas reforçam a mudança de perfil da plateia: a idade média dos espectadores caiu de 44 anos em 2021 para cerca de 35 anos em 2024. Isso porque, dentro da faixa de até 29 anos, o percentual dos presentes subiu de 27% para 33%.

Paralelamente, a presença feminina ganhou força: se em 2021 as mulheres representavam 21% do público, em 2024 esse número alcançou 37%. Em entrevista ao Globo Esporte, Alan Adler, CEO do evento, confirmou que essa percepção de transformação já existia, mas agora os números “fecham” o panorama.

De acordo com o executivo, “esse novo público está chegando e nós temos fatos e números que comprovam isso. Estamos vendo o rejuvenescimento do fã da Fórmula 1, o percentual de mulheres hoje que acompanham a Fórmula 1 quase dobrou.”

Adler enfatizou que essa tendência não se limita ao Brasil, mas acompanha mercados tradicionais da categoria. Ele lembrou que, assim como as mudanças promovidas por Liberty Media surgiram globalmente, a Fórmula 1 vive agora uma nova fase de crescimento digital e de público mais engajado.

Além do perfil dos fãs, a organização apresentou novidades estruturais para a prova: no Setor G do autódromo foram instaladas arquibancadas utilizadas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Novos acessos ao circuito foram criados e concluiu-se a construção de um centro de hospitalidade VIP com capacidade para 6 mil convidados.

Outro fator adicional que contribuiu para o aumento do interesse local foi a presença do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto no grid da temporada. Ele se juntou à equipe Sauber F1 Team em 2025, devolvendo ao Brasil participação oficial que não acontecia desde 2017.

Para esta edição do GP, a expectativa da organização é de que pelo menos 100 mil pessoas por dia participem das atividades no autódromo. A corrida está marcada para o dia 9 de novembro, com os treinos iniciando dois dias antes, em 7 de novembro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário