Fábrica da Tesla na Califórnia abandona produção de carros para focar no robô Optimus

Pioneiros da Tesla, Model S e Model X já não vendem bem; aposentadoria abre espaço na fábrica da marca na Califórnia para a fabricação de robôs

tesla model s model x 1 jpg
Modelos que ajudaram a difundir a Tesla no mundo darão lugar a robôs-humanoides (Fotos: Tesla | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 29/01/2026 às 17h00

Em uma guinada estratégica que indica a transformação da Tesla de montadora de automóveis para uma empresa de inteligência artificial, o CEO Elon Musk anunciou o fim da produção dos modelos Model S e Model X. A histórica fábrica de Fremont, na Califórnia, deixará de montar os veículos elétricos de luxo para se tornar o centro global de produção em massa dos robôs humanoides Optimus.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A decisão ocorre em um momento crítico: Musk classificou o movimento como uma “despedida honrosa” para os veteranos da frota, lançados em 2012 e 2015, respectivamente. Embora tenham sido vitais para estabelecer a marca no segmento premium, os números recentes tornaram sua continuidade insustentável diante dos novos objetivos da companhia.

Optimus Tesla (1)
Robôs Optimus são uma das grandes aposta da Tesla para seu futuro

VEJA TAMBÉM:

A frieza dos números

A justificativa para o encerramento é puramente pragmática. No último ano, o sedã Model S e o SUV Model X somaram cerca de 56 mil entregas, representando pífios 3% do volume total da Tesla. O mercado foi dominado pelos modelos de entrada, Model 3 e Model Y, que responderam por 97% das vendas.

tesla model S e X
Foto: Tesla

Além da baixa representatividade nas vendas, o contexto financeiro pesou. O anúncio veio acompanhado do relatório de lucros do quarto trimestre, que revelou a primeira queda anual de receita na história da empresa e uma retração de 4% nas ações após o fechamento do mercado. Com preços variando entre US$ 95.000 e US$ 100.000, os modelos de luxo perderam relevância na escala industrial que Musk almeja.

A aposta na robótica

O vácuo deixado pelos carros em Fremont será preenchido por uma aposta ousada. A planta passará por uma reconfiguração completa para fabricar o Optimus. A meta de Musk é ambiciosa: produzir mais de 1 milhão de unidades do robô humanoide por ano.

Segundo o executivo, a terceira geração do robô já teve seu design finalizado e deve ser apresentada oficialmente no terceiro trimestre de 2026. A Tesla planeja aumentar o quadro de funcionários na Califórnia para suportar essa nova linha de montagem, que exigirá uma cadeia de suprimentos distinta da automotiva. Na visão de Musk, o futuro da companhia não está mais nas quatro rodas, mas na robótica bípede autônoma.

Fábrica de Fremont será convertida em polo de robótica bípede após modelos de luxo representarem apenas 3% das vendas globais da marca.
Foto: Tesla
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário