Gasolina sintética perto da realidade? Porsche fará combustível no Chile

Combustível desenvolvido pela marca alemã não tem origem fóssil: como é menos poluente, pode ser a salvação dos veículos a combustão

Porsche foi uma das fabricantes que apostou na construção de uma fábrica de combustível sintético
Novo combustível produzido pela Porsche pode ser uma esperança para os veículos à combustão (Foto: Siemens Energy | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 16/09/2021 às 20h14

Mesmo com o indicativo de que o futuro dos veículos é a propulsão elétrica, a Porsche tem apostado nos motores a combustão e está desenvolvendo um combustível sustentável para isso. A fabricante alemã anunciou uma parceria com a Siemens Energy, ainda em 2021, que tem o objetivo de investir na produção e no desenvolvimento de um combustível ecológico livre de emissões de poluentes.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Num evento que reuniu autoridades chilenas e europeias, no último dia 10, foi anunciado o início da construção da primeira fábrica de gasolina sintética do mundo. A escolha do local da praça, na província de Magallanes, no Chile, foi completamente estratégico.

VEJA TAMBÉM:

O projeto piloto, batizado de “Haru Oni” vai aproveitar as excelentes condições de vento do sul do país para produzir combustível com impacto neutro no clima, por meio da energia eólica.

A Porsche e a Siemens traçaram o objetivo de produzir cerca de 130 mil litros do e-combustível em 2022. Mas as ambições são maiores para os anos seguintes: 55 milhões de litros até 2024 e 550 milhões de litros até 2026. Contudo, antes de chegar ao mercado, o novo combustível deve abastecer apenas os veículos de competição. É o que afirma Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG:

Os eFuels permitirão reduzir as emissões de CO2 fóssil em motores de combustão em até 90%. Entre outras coisas, usaremos o primeiro combustível do Chile em nossos carros de corrida Porsche Mobil 1 Supercup de 2022.”

A ideia é posteriormente, destinar 40% da produção da gasolina sintética para os veículos comuns.

Produção do combustível sintético da Porsche

Todo o processo é feito sem utilizar o petróleo como matéria prima, pois o combustível sintético é criado combinando hidrogênio com carbono para produzir metanol. Os eletrolisadores são responsáveis por dividir a água em oxigênio e hidrogênio verde, usando a energia eólica. O CO2 é filtrado do ar e combinado com o hidrogênio verde para produzir metanol sintético – que é convertido em eFuel.

A substância ainda poderá ser distribuída em postos de combustíveis tradicionais sem exigir mudanças estruturais nos motores a combustão. Contudo, ainda se trata de uma tecnologia cara e que depende de uma escala maior de produção para se tornar mais acessível.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
César Alexandre Vitorino 20 de setembro de 2021

Tudo o que puder ser feito para salvar o motor a combustão é válido.

Avatar
Robert 18 de setembro de 2021

Podem inventar o que for e o combustivel será sempre um meio de roubarem ao mais pobre…. Mesmo que seja o vento a girar o motor do automovel – cobraram pelo vento. Nada sia barato ou de graça nesta terra.

Avatar
Márcio 17 de setembro de 2021

Possivelmente deverá ser vendido por uns 100 dólares o litro, ainda não se tocaram o futuro e elétrico ou célula de combustível a produção total festa usina 2024 não consegue abastecer o planeta nem por um dia , utopia total esse projeto.

Avatar
Sir.Alves 17 de setembro de 2021

Enquanto por aqui… o cartel do BioDiesel que de bom não tem nada, a não ser bom para os bolsos dos produtores… esse BioLixo só Ferra com os bicos injetores e prejuízos milionários para todos…

Avatar
Marcos Castro 17 de setembro de 2021

E o Brasil nas mãos do cartel de produtores de etanol e da equivocada política de combustíveis do governo federal, vendendo o Etanol para a população a preços altíssimos e vergonhosos, perdendo o bonde da hsitória outra vez …

Avatar
Deixe um comentário