Fabricante de iPhone vai atrás da Nissan após Honda ser rejeitada

Interesse da Foxconn em comprar a marca japonesa faz com que as ações da montadora subam 6%, um verdadeiro respiro em meio à crise financeira

nissan versa exclusive 2024 cinza lunar nova chave e logo
Investida da marca taiwanesa dá esperanças para a Nissan que está à beira da falência (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 07/02/2025 às 17h00

Depois de queda nas ações, negociações frustradas com a Honda e estar operando em “modo de emergência”, Nissan pode ter achado uma luz no fim do túnel. Essa reviravolta está acontecendo, pois a Hon Hai Precision Industry, mais conhecida como Foxconn, manifestou interesse em comprar a marca japonesa que está perto da falência.

Segundo a CNA, essa investida da empresa taiwanesa fez com que as ações da Nissan tivessem alta de 6%. A Foxconn, conhecida pela fabricação do iPhone, entrou em ação após várias fontes afirmarem que as negociações entre Honda e Nissan acabaram em desentendimento. A união das japonesas daria origem à terceira maior montadora de veículos do mundo, mas parece que isso está cada vez mais longe de acontecer.

VEJA TAMBÉM;

Essa desavença pode abrir espaço para taiwanesa que quer entrar para o mundo automotivo, por meio da Nissan, especialmente no setor de carros elétricos. A Foxconn já havia tentado investir na Nissan em 2024, porém, na ocasião, a negociação foi interrompida pela aproximação entre Honda e Nissan.

A revista Exame noticiou que Young Liu, presidente da Foxconn, teria instruído Jun Seki, ex-executivo da Nissan, a negociar diretamente com a Renault, que possui 36% das ações da montadora japonesa. Enquanto isso, segundo a Bloomberg, a Nissan já estaria buscando um novo parceiro. Isso pode indicar que ela está mais disposta a negociar com a empresa de tecnologia taiwanesa.

Com crise financeira e negociações frustradas, tempo da Nissan está acabando

Atualmente, a Nissan está em uma situação complicada. Em novembro, a empresa declarou estar em “modo de emergência” e um de seus executivos afirmou que há uma contagem regressiva, já que a montadora pode ter apenas de 12 a 14 meses para mudar o rumo dos acontecimentos e garantir sua sobrevivência.

Esse protocolo emergencial inclui cortar 9.000 empregos e 20% de sua capacidade global de fabricação, vender cerca de 10% das suas ações na Mitsubishi e atrasar o lançamento de novos modelos. Como se não bastasse, a Renault, que possuía 46% da marca japonesa, está pulando fora do barco gradualmente.

A francesa foi responsável por tirar a Nissan da falência em 1999 e, junto com a Mitsubishi, formaram uma aliança. Porém, agora a Renault está vendendo as ações que tinha e detém menos de 36%, com perspectivas de redução desse número.

O acordo de fusão com a Honda parecia ser a salvação para todos os problemas, já que além de co-desenvolver veículos elétricos, a conterrânea japonesa se tornaria uma ‘investidora âncora’ ou até mesmo que compraria as ações vendidas pela Renault. Essa união seria, inclusive, uma ofensiva contra o crescimento das empresas chinesas.

No entanto, parece que o acordo dado como certo está patinando por desentendimento, especialmente da parte da Nissan, que não quer abrir mão de sua autonomia. Segundo fontes da Reuters, a marca poderia cancelar as negociações após a Honda ter sugerido que ela se tornasse uma subsidiária. A Nissan hesitou, pois isso era um afastamento do que foi originalmente enquadrado como uma fusão de iguais.

A sobrevivência desse acordo ainda é uma dúvida que ainda não foi esclarecida por nenhuma das partes. Em declarações oficiais, as montadoras afirmaram que pretendem finalizar uma direção futura até meados de fevereiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário