Falha do Onix pode gerar R$ 500 milhões em indenizações

MPF encaminha manifestação à Justiça para processar General Motors por falta de reforços estruturais laterais no Chevrolet Onix fabricado de 2012 a 2018

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Teste de colisão do Latin NCAP obrigou marca a aplicar reforços estruturais no Chevrolet Onix (Foto: Latin NCAP | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 25/02/2025 às 15h00
Atualizado em 25/02/2025 às 19h49

O Ministério Público Federal (MPF) quer que a General Motors seja processada por falhas de segurança no Chevrolet Onix, fabricado entre 2012 e 14 de janeiro de 2018. A falha se deve à falta de dispositivo de proteção contra impactos laterais.

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O órgão do judiciário encaminhou uma manifestação à Justiça, exigindo que a GM pague indenização por danos morais coletivos pela fabricação e comercialização do modelo. Em seu parecer, que aguarda análise na 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, o MPF reitera que um recall seja realizado para sanar a falha de segurança.

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Primeira geração do Onix estreou em 2012 para substituir numa tacada só, o Celta, Corsa, Agile e Sonic (Foto: GM | Divulgação)

Ela ainda defende que pagamento de indenização com percentual mínimo de 5% sobre o faturamento bruto das vendas do Onix, desde seu lançamento. Segundo o MPF, de 2012 a 2018, a GM faturou R$ 8,3 bilhões com as vendas do Onix. Ou seja, algo de no mínimo R$ 415 milhões (no mínimo). E esse dinheiro seria distribuído da seguinte forma:

  • R$100 mil aos familiares de cada morto em acidentes, decorrentes de impacto lateral, com o veículo;
  • R$50 mil a cada consumidor que comprovadamente sofreu danos físicos em acidentes, decorrentes de impacto lateral;
  • O restante, destinado ao dano moral coletivo indivisível, será calculado com base no faturamento da GMB com as vendas do Onix. Caso não haja comprovação dos danos individuais, os valores serão destinados ao Fundo de Direitos Difusos.

O crash test do Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix levou nota zero no teste de impacto realizado pelo Latin NCAP, no ano de 2017. A avaliação caiu com uma bomba para a GM, que se viu obrigada a resolver o problema.

Em 2018, o modelo voltou a ser aferido pelo instituto, sediado no Uruguai, em um teste patrocinado pela GM. O resultado foi satisfatório, com três estrelas, pois tinha recebido reforços estruturais. No entanto, para o MP, quem comprou as unidades fabricadas entre 2012 e 14 de janeiro de 2018 ainda correm risco de agravamento de ferimentos em caso de o Onix sofrer uma colisão lateral.

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Em 2018, o Chevrolet Onix recebeu reforços estruturais, mas o MPF quer que a GM indenize que foi vitimado pela falha de segurança (Foto: GM | Divulgação)

Em 2020, o Ministério Público de Minas Gerais e o MPF moveram uma ação civil pública exigindo o recall de todas as unidades do Onix fabricadas a partir de 2012. Segundo o procurador da república, Anselmo Cordeiro Lopes, que atualmente está a cargo do caso, escreveu em seu manifesto: “a GMB em nenhum momento do processo negou a vulnerabilidade de segurança lateral dos veículos. Nesse sentido, a empresa limitou-se a afirmar que os veículos Chevrolet Onix, até 2018, destinados ao mercado brasileiro foram fabricados de acordo com as exigências da legislação do país à época.”

Em nota a General Motors do Brasil afirmou que não repercute processos em andamento. “A General Motors não comenta casos que estão em andamento na justiça. No entanto, é importante ressaltar que o veículo em questão atende integralmente às especificações técnicas exigidas pela legislação brasileira, incluindo todas as normas e regulamentações veiculares em vigor.”

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6 Comentários
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Rodolfo 26 de fevereiro de 2025

Enquanto alguns aceitam comprar carros que deixam a desejar seja pela segurança, seja pela confiabilidade mecânica, leia-se correia dentada banhada em óleo, vai se vender muito…

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Antonio Pereira 26 de fevereiro de 2025

Spoiler:
Não vai dar nada, recursos infinitos no judiciário, em caso de condenação descontos generoso com parcelas a perder de vista para evitar demissões, e se insistir fecham as operações no Brasil igual a Ford.
Passar bem!

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Santiago 25 de fevereiro de 2025

Esse é o problema da economia porca:
Hoje “ganha-se” aqui, amanhã perde-se alí!

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Mario 25 de fevereiro de 2025

Chevrolet é sinônimo de tranqueira, porcaria, problema na certa. Nenhum presta !

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Polvo 25 de fevereiro de 2025

Tá aí, quando uma montadora projeta um carro para mercados emergentes, basicamente significa que estruturalmente é um carro fraco, com foco no baixo custo de produção. Só acho estranho o MPF abrir esse processo, não faz sentido nenhum, já que o modelo foi homologado pra rodar no Brasil.

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Célio 25 de fevereiro de 2025

Nada mais justo e que tudo seja resolvido rapidamente.
Não faço parte da coisa, mas fiquei indignado.

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